Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INCLUSÃO

Mulheres do Curso de Costureira participam de aula inaugural

Nova turma do Programa Mulheres Mil teve início na tarde de ontem (6)

Publicada em 07/06/2017 Atualizada há 1 ano

Aula inaugural aconteceu no miniauditório do Campus Pau dos Ferros do IFRN

30 mulheres de Pau dos Ferros e Região do Alto Oeste potiguar tiveram ontem, 6, o primeiro encontro do Curso de "Costureira: tecendo identidades, bordando trajetos e alinhavando empoderamento", ofertado via extensão, no âmbito do Programa Mulheres Mil.

Para dar as boas-vindas, os discentes do Campus Pau dos Ferros, Mayara Lins e Ebyson Fernando, promoveram uma apresentação musical com voz e violão, em homenagem às futuras costureiras. O Coordenador de Extensão do Campus, Júnior Sales, recepcionou e desejou boas-vindas às novas alunas. A Coordenadora do Curso, Professora Aline Santos, comandou a aula inaugural, relatando o perfil do curso e importância do Projeto.


Na sequencia, a Professora Aline Santos apresentou o curso, que se estrutura em 3 núcleos: fundamental, articulador e tecnológico. As mulheres terão aulas de temas como língua portuguesa, matemática básica, informática básica, seminário de integração, gênero, cidadania, direitos da mulher, autoestima e relacionamento interpessoal, saúde da mulher, empreendedorismo e geração de renda, segurança do trabalho, modelagem básica no vestuário, corte e costura. No final do curso, será promovido o “Showroom Mulheres Mil”, exibindo peças produzidas pelas alunas.


O curso possui carga horária de 200 horas e será executado em cinco meses, três vezes por semana, com encontros no turno vespertino, em salas de aulas e laboratórios do IFRN.


O PROGRAMA
O Programa Nacional Mulheres Mil: educação, cidadania e desenvolvimento sustentável, instituído pela Portaria nº 1.015, de 21 de julho de 2011, doravante chamado Programa Mulheres Mil, faz parte de um conjunto de ações que visam à consolidação das políticas públicas e diretrizes governamentais de inclusão educacional, social e produtiva de mulheres em situação de vulnerabilidade. A proposta apresenta a metodologia Mulheres Mil - Sistema de Acesso, Permanência e Êxito, desenvolvida para acolher mulheres que se encontram em diversos contextos sociais de marginalização e vulnerabilidade social e incluí-las nos processos educativo e no mundo do trabalho.



::: CONTEÚDO RELACIONADO:

5/6/2017: Coordenação do Curso de Costureira convoca duas suplentes para efetuação da matrícula.
31/5/2017: Divulgado resultado final de seleção do curso de Costureira do Programa Mulheres Mil.
29/5/2017: Divulgado resultado preliminar da seleção de curso de costureira do Programa Mulheres Mil.
16/05/2017: Publicado edital com 30 vagas para curso de Costureira, via Programa Mulheres Mil.