Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

extensão

Equipe do SEBRAE visita Câmpus Pau dos Ferros para discutir as ações para implantação da Incubadora

Publicada em 10/09/2012 Atualizada há 1 ano

O IFRN, Câmpus Pau dos Ferros recebeu no ultimo dia 23 de Agosto, visita da equipe do SEBRAE para discutir as ações para a implantação de Incubadora.
 
As incubadoras de empresas surgem como mecanismos utilizados para promover e estimular as ações empreendedoras (gestão de ideias inovadoras, criação, acompanhamento de micro, pequenas, médias e grandes empresas, dentre estas as associações e cooperativas). Contribuindo assim, para o desenvolvimento socioeconômico e ambiental, na medida em que são potencialmente capazes de promover o surgimento de unidades produtivas que geram produção, trabalho e renda através das atividades da agropecuária.

Com o mercado cada vez mais competitivo as empresas que não se encontram inseridas nos processos de busca por inovação, estão fadadas a enfrentarem sérias dificuldades mercadológicas. Nesse contexto ITIPA-PF (Incubadora Tecnológica em Inovação e Processamento de Alimentos/ IFRN Pau dos Ferros), surge com missão de contribuir para a mitigação das adversidades que estes empreendedores enfrentam, buscando parcerias para a realização do desenvolvimento de novas tecnologias, processos, produtos e serviços, para que estes empreendedores durante seu período de incubação possam melhorar sua gestão, seus processos produtivos e consequentemente, crescer, desenvolver e ampliar mercados.

O IFRN, em parceira com a Funcern participou da seleção de um Edital Público (ofertado pelo SEBRAE/RN) para constituição de uma Incubadora para região Oeste Potiguar, após seleção, em 2011, foi criada a ITIPA-PF (Incubadora Tecnológica em Inovação e Processamento de Alimentos/ IFRN Pau dos Ferros), vislumbrando a vivência de educação profissional empreendedora. O foco do trabalho da ITIPA direciona-se à incubação de empreendedores e empreendimentos nas cadeias produtivas do beneficiamento do leite, mel, ovinocaprinocultura, pecuária e fruticultura. As referidas atividades produtivas encontram-se principalmente nas microrregiões de Pau dos Ferros, Umarizal e Serra de São Miguel.

Em 23/08/2012, reuniram-se os gestores da ITIPA-PF, os docentes: Luciene Xavier, Andreza Sousa e Ulysses Ferreira, juntamente com a direção geral do câmpus Pau dos Ferros a Sra. Antônia Francimar e a equipe do SEBRAE: o Sr. Everton Lucena (Analista), Walter Leite (Consultor) e Bosco Freire (Gerente de inovação e Tecnologia), no IFRN - Câmpus Pau dos Ferros para tratar das ações a serem realizadas na fase de implantação da incubadora.

Equipe do SEBRAE visita Câmpus Pau dos Ferros
Dentre as ações planejadas está à participação da gerente da incubadora Luciene X. de Mesquita no XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop Anprotec, entre os dias 17 e 21 de setembro de 2012, a execução do cronograma de atuação da incubadora, que inicia com a reunião com o Sr. Walter Leite nos dias 27 e 28 de setembro próximo, com o objetivo de elaborar o Edital para seleção de empresas a serem incubadas pela ITIPA/PF, bem como, traçar o plano de ação da ITIPA, organizar o Seminário de Incubação que terá em sua programação o lançamento da incubadora para a sociedade, além da realização da mobilização e seleção dos participantes do Empretec que será realizado pelo SEBARE em nosso câmpus. O Empretec é uma metodologia desenvolvida pela ONU e implantada no Brasil pelo Sistema Sebrae que tem por objetivo desenvolver o comportamento empreendedor e potencial competitivo dos gestores, empresários e profissionais liberais.

Acreditamos que a inserção da ITIPA nesta região seja mais um caminho para consolidação das atividades já existentes e geração de novos empreendimentos e postos de trabalhos. A busca de parcerias será constante para ampliação dos trabalhos, em virtude da dinamicidade de cada atividade, pois acreditamos que o trabalho em parcerias promoverá melhorias aos empreendedores e aos empreendimentos da nossa região.
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas