Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SOLENIDADE

Em Sessão Solene, Campus Pau dos Ferros forma novos professores e analistas e desenvolvedores de sistemas

Colação de Grau aconteceu na noite da quinta-feira (18)

Publicada em 26/04/2019 Atualizada há 1 ano

Novos graduados posam para fotos com integrantes da mesa diretiva. Foto: Jalon Medeiros.

“A formatura da minha filha foi uma grande conquista alcançada, já que eu não tive a oportunidade de chegar onde ela chegou. Por isso, sinto-me muito orgulhoso por ter proporcionado a ela a realização do seu sonho. Mesmo diante de tantas dificuldades que enfrentamos durante esses quatros anos conseguimos alcançar o objetivo dela”, afirma o Senhor Ismar Pereira Alves, agricultor residente no Sítio Chapada, em Portalegre, que teve a emoção de ver sua primeira filha formada: Kátia Pereira Alves.


Este depoimento que emociona é um dos vários que fazem parte da realização de um sonho de alunos, formandos, familiares e também dos que integram o IFRN. O ápice da realização dessa conquista aconteceu na noite da quinta-feira (18), na Solenidade de Colação de Grau dos concluintes 2018.2 dos cursos de Licenciatura Plena em Química e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).


Presidida pelo Reitor do IFRN, Professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, a Cerimônia contou com a presença da Diretora Geral do Campus, Professora Antonia Francimar da Silva; do Diretor Acadêmico em Exercício, Radyfran Nascimento de França; além dos coordenadores de curso, paraninfos, patronos, homenageados, padrinhos, representantes de instituições de ensino, demais convidados e familiares.


Após aberta a Cerimônia, o formando juramentista Júlio Araújo de Oliveira, acompanhado dos demais concluintes, proferiram o juramento protocolar. Na sequencia, a formanda Alana Cristina da Silva Freitas requereu o diploma em nome dos formandos.


O presidente da Sessão Solene, o Reitor Wyllys, concedeu o diploma aos 7 formandos de Química e 5 de ADS que, de fato e de direito, tornaram-se graduados.


A Colação de Grau contou com a outorga de diplomas e, ainda, das láureas acadêmicas, concedendo certificado de distinção, reconhecendo os alunos laureados com destacado aproveitamento nas notas acadêmicas.

Depoimentos

Além de Ismar Pereira, mencionado no início da notícia, outros pais comentaram a emoção de viver o sonho de ver o filho se formar. Do município de Itaú (RN) a ex-costureira e hoje aposentada, a Senhora Cicera Leite, orgulha-se de ver o filho se graduar: “Fiquei muito feliz ao ver meu filho formado, foi um sonho que se realizou e adorei a cerimônia.", relata a mãe de Walter Santiago Leite Fereira, Analista e Desenvolvedor de Sistemas.


Do município de Rafael Fernandes (RN), o licenciado Carlos Lenilson Costa, que foi o Laureado da Licenciatura, comenta a sua graduação: “A Colação de Grau foi um momento marcante e prazeroso. Foi o dia no qual formalizou-se quatro anos de construção individual e coletiva ao lado dos meus amigos e mestres. Lembrar do momento é sentir imensa alegria e sensação de dever cumprido e, pensar que uma etapa foi concluída, mas como diziam nossos professores ‘isto é só o começo’ e ainda há muito o que aprender”, detalha o graduado Lenilson.


Discursos que emocionam


Oradora

Abrindo os discursos, a porta-voz dos formandos, Suzyanne Brito Almeida, ao discursar, deu o tom à sua fala com mensagem de agradecimento, aos familiares e pais, aos presentes e aos ausentes, aos professores e demais envolvidos na educação superior, realizando um resgate de momentos vividos, as dificuldades, aprendizados e desafios que terão pela frente, reconhecendo o IFRN como segunda casa: "O IFRN virou nossa segunda casa e cada um de nós tem um lugarzinho aqui que pode chamar de seu. (...) Ao longo desse período nós erramos, choramos, nos desesperamos, persistimos e aprendemos. Foram muitas fórmulas químicas, códigos e programações. Hoje temos a sensação de dever cumprido. Nos tornamos profissionais da docência e da tecnologia e temos uma grande responsabilidade a seguir. De hoje em diante, nos doaremos à profissão e compartilharemos nossos conhecimentos com todo o amor que nos foi transmitido. (...) Foi uma honra participar de tantos momentos intensos na realização desse sonho e principalmente de fazer parte da história dessa linda Instituição.", fala a Oradora.


Paraninfa
A paraninfa, Professora Ayla Márcia Cordeiro Bizerra, ao discursar, relembrou momentos em que os graduandos foram postos à prova para que se tornassem, de fato, profissionais graduados: "Acompanhamos vocês ao longo dessa jornada que hoje se encerra, fomos duros, severos, exigentes. Pedimos muito, exigimos cada dia mais. Nós sabemos. Mas só se pede e se exige daqueles os quais confiamos e acreditamos no potencial, daqueles que sabemos que são capazes, daqueles que sabemos que podem!" (...) Ao longo dessa jornada vimos vocês se transformarem, se descobrirem e se reinventarem. E como foi lindo ver, acompanhar e participar desse capítulo das suas vidas."

"Vocês são o produto dessa educação, são a prova de que é possível um ensino público de qualidade, que coloca rico e pobre no mesmo patamar, que não faz distinção de cor, raça, sexo, religião ou orientação sexual. É nessa educação que nós acreditamos, é por vocês que insistimos e não desistimos." (...) Tenham sempre em nós, e quando eu digo “nós”, me refiro a essa Instituição de ensino pública de qualidade, composta por professores, técnicos administrativos e terceirizados que trabalham com amor e por amor a vocês. Estamos aqui para servi-los, para servir à população. Vocês são a nossa esperança de um mundo melhor", finaliza a Paraninfa.


Diretora Geral
Emocionada, a Professora Antonia Francimar da Silva, Diretora Geral do Campus Pau dos Ferros, parabenizou a todos os envolvidos no processo da graduação, com menções especial aos formandos, reconhecendo o trajeto deles no IFRN e os desafios que terão como profissionais graduados: "Eu fico feliz com a fala de vocês ao dizerem que essa foi também a casa de vocês. É pra isso que a gente trabalha."

Referindo-se aos novos licenciados e aos tecnólogos, a Diretora ressaltou a importância de suas profissões e mensagem que devem levar ao mundo: "A profissão docente é uma profissão muito nobre. Todas as profissões são nobres. E vocês, meninos desse mundo da tecnologia, a gente quando olha para o mundo, vê tanta tecnologia e descobre que já temos tanta técnica pra dar conta das coisas, ao mesmo tempo, falta tanta ética. Mas acho que essa Instituição, vocês, a gente, nessa caminhada, têm construído isso também, essa necessidade de ser, de seremos esses profissionais também da ética, do cuidado com o ser humano. E os mensageiros, como dizia nosso bom Paulo Freire, mensageiros da esperança, mais do que nunca precisamos disso!". (...) O que eu desejo é que cada um de nós saia daqui mais fortalecido, mais crítico, que é preciso cuidarmos uns dos outros, pra fazermos deste mundo um pouco melhor!", detalha Antonia.

A Diretora ainda mencionou os desafios que se fazem face ao atuais cenários pelos quais a sociedade vem passando, destacando a necessidade de lutar em busca da manutenção da educação pública, gratuita e de qualidade: "(...) Então que a gente lute pra que essa Instituição para que ela e outras se mantenham realizando sonhos de jovens como todos vocês. Então, que Deus acompanhe cada um, que vocês busquem a felicidade sua e dos que estão próximos de vocês e que vão em paz. Obrigada!", finaliza a Diretora.


Reitor
Em seu discurso, o Reitor do IFRN, Professor Wyllys Farkatt, após cumprimentos e saudações aos formandos, também relatou os desafios que as Instituições vêm enfrentando, reconheceu a Instituição forte que tem sido IFRN ao longo de seus quase completos 110 anos de história: "Essa Instituição é centenária. Vamos completar 110 anos no próximo 23 de setembro. É uma Instituição que passou por guerras mundiais, passou por governos mais democráticos e por governos mais reacionários. Uma Instituição que passou por momentos em que quase fomos colocados numa condição muito ruim do ponto de vista do financiamento do projeto e essa Instituição chegou até hoje aonde chegou. Mas por quê? Por conta dos prédios, por conta dos equipamentos, enfim, por conta de toda a estrutura física? Não, não! Só chegou por conta das pessoas que fazem esta Instituição."

O Dirigente da Instituição destacou a importância dos novos graduados levarem para a vida valores que se aprendem além do conhecimento formal de escola: "A formação que vocês tiveram nesta Instituição é, de fato, diferenciada, porque para além de toda a tabela periódica que vocês aprenderam a decorar de cabo a rabo, de todas as análises químicas feitas, para além de todos os softwares feitos, produzidos e tudo mais, tem algo que vocês aprenderam aqui e que não está em nenhum outro manual. (...) É exatamente uma palavra que é muito cara que se chama 'moral', que está no campo do individual, mas principalmente uma que está no campo do coletivo, que é a ética.  A ética é uma palavra tão cara, bem lembrada aqui por Antonia, e que vocês devem se lembrar porque está no juramento de vocês. (...) E aí, meus caros tecnólogos e meus caros professores, levem este aprendizado para a vida de vocês. Levem exatamente o conhecimento que vocês tiveram: formal, conteudista, muitas vezes, mas antes de mais nada, o conhecimento que vocês construíram a partir do exemplo de cada um dos servidores e servidoras do IFRN. Levem este aprendizado, porque este vocês não vão encontrar em nenhum outro lugar.", discursa o Reitor Wyllys.


Todos os discursantes, em suas falas, proferiam lembranças à Michele Barroso Matias, que cursava Licenciatura Plena em Química, vindo a falecer no dia 16 de abril. Antes da abertura oficial da Cerimônia, um minuto de silêncio foi feito em homenagem e memória a Michele.


Acesse:

Cobertura fotográfica da Solenidade - Créditos: Jalon Medeiros



::: CONTEÚDO RELACIONADO:
11/04/2019:Formandos da Licenciatura Plena em Química e Tecnologia Análise e Desenvolvimento de Sistemas colam grau na próxima quinta-feira (18).
05/04/2019:Comunicação convoca formandos para reunião e ensaio geral da Colação de Grau.