SÉRIE: GRADUAÇÕES NO IFRN

Conheça a Licenciatura em Química

Licenciado (a) em Química pode atuar na docência e pesquisa desde instituições de educação a empresas

Publicada em 15/02/2022 Atualizada há 1 ano

Ofertado na modalidade presencial, curso possui duração de oito semestres.

Por Eduardo Fernandes,
colaborador no Núcleo de Jornalismo (Nujor) da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce) da Reitoria do IFRN.

Explicar a matéria, os fenômenos naturais, a vida humana e também as outras formas de vida não seria possível sem a Química. O ensino dessa base de conhecimento está presente no Instituto Federal do Rio Grande Norte (IFRN), que forma profissionais graduados na Licenciatura para o mercado de trabalho.

Com oferta nos campi Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu e Pau dos Ferros, a Licenciatura em Química tem como objetivo geral formar o profissional docente com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais.

O diretor geral do Campus Apodi, Francisco Damião Rodrigues, reflete sobre a relevância da oferta para a região de atuação da unidade: “a Licenciatura em Química tem uma grande importância para Apodi. É um curso que é ofertado desde o início do funcionamento do Campus, garantindo uma formação sólida a muitos jovens da região. São dezenas de egressos que hoje estão trabalhando na área ou dando continuidade aos estudos em programas de pós-graduação”.

O profissional formado poderá atuar em diversas áreas, como instituições de ensino, incluindo as de Educação Básica; indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica.

Transformação da matéria e transformação de vidas

"Transformar" é uma das especificidades que são aprendidas no ensino da Química, e tal aspecto é refletido não apenas no processo de ensino-aprendizagem, mas também da forma que a graduação vem impactando e transformando vidas de vários estudantes do IFRN.

Esse reflexo de evolução é uma das características da vida de Estefana Torres, que, assim como muitos, esteve na posição de estudante da Licenciatura e hoje colhe frutos. “Posso dizer que o IFRN mudou minha vida. Em 2009, ingressei na Licenciatura em Química, no Campus Apodi, minha cidade natal, tive uma ótima formação, excelentes professores e todo apoio acadêmico necessário para conclusão com êxito desta etapa. Assim que me formei, em 2014, ingressei na instituição como professora substituta, sendo três anos e meio no Campus da Zona Norte e um ano no Campus São Paulo do Potengi”, conta Estefana.

“Tive a alegria de retornar como aluna quando ingressei no mestrado em Educação Profissional, no Campus Natal-Central, em 2017. Minha história acadêmica e profissional é diretamente ligada a essa instituição que tanto admiro. Para completar minhas realizações profissionais, 2022 trouxe-me a agradável surpresa de mais um contrato como professora substituta, agora em casa: retorno ao Campus Apodi como professora substituta de Química. Minha felicidade é enorme por agora ser colega de trabalho dos meus ex-professores, pessoas que sempre admirei e me espelho como profissional. São mais de 12 anos de história e espero um dia ser professora efetiva dessa instituição”, conclui.

Acesse a página do curso para saber mais:

Licenciatura em Química no Campus Pau dos Ferros