Você está aqui: Página Inicial / Campi / Pau dos Ferros / Ensino | Cursos / Graduação

Graduação

Graduação








São cursos cujo processo seletivo é aberto aos portadores de certificado de conclusão do ensino médio (ou de curso equivalente). No IFRN, esses cursos têm o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como proceso seletivo. O sistema, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC),  também usa a nota do ENEM como método de seleção.

Visite a página do curso de TADS

 

::: Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS)

Sobre o Curso:
O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas forma profissionais que  analisam, projetam, documentam, especificam, testam, implantam e mantém sistemas computacionais de informação. Este profissional trabalha, também, com ferramentas computacionais, equipamentos de informática e metodologia de projetos na produção de sistemas. Raciocínio lógico, emprego de linguagens de programação e de metodologias de construção de projetos, preocupação com a qualidade, usabilidade, robustez, integridade e segurança de programas computacionais são fundamentais à atuação deste profissional.

Carga Horária do curso:
2.594 horas

Duração do curso:
3 anos


Resolução de criação do curso:
Resolução Nº 17/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012.

Campus autorizados a ofertar o curso:
Natal - Central, Pau dos Ferros

Plano de Curso (PPC vigente):
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

 

::: Curso Superior de Licenciatura Plena em Química

 Sobre o Curso:

 

 O Curso Superior de Licenciatura em Química forma profissionais que são habilitados ao exercício do magistério na educação básica. Pode atuar na área de análises químicas e controle de qualidade, quer no desenvolvimento de novos métodos analíticos, quer na operação de equipamentos. Pode também se dedicar à pesquisa acadêmica, que visa a geração de novos conhecimentos, materiais didáticos e metodologias. Pode atuar nas diversas fases da produção industrial, em atividades que englobam: a supervisão da fabricação de produtos para o mercado consumidor doméstico (detergentes, cosméticos, outros), de insumos agrícolas (fertilizantes e defensivos), insumos industriais (corantes, estabilizantes, conservantes, aromatizantes e aditivos em geral para conferir propriedades específicas a certos produtos ou materiais), matérias-primas (solventes, plásticos, borrachas e produtos químicos em geral); o controle de qualidade de matérias-primas e produtos para que os produtos finais atinjam as especificações impostas pelo mercado ou pelos órgãos oficiais de controle sanitário; o tratamento de efluentes industriais, visando a proteção do meio ambiente e o reaproveitamento de subprodutos. Pode atuar também em outras áreas relacionadas aos processos produtivos. Possibilidades de atuação: instituições de ensino, incluindo as de Educação Básica, como professor; em indústrias químicas, petroquímicas, de alimentos e bebidas, de papel e celulose, de cerâmica, de fármacos, têxtil, de pigmentos e tintas, de plásticos e cimento; na área comercial, com vendas, representação e assistência técnica.

Carga Horária do curso:
3.404 horas

Duração do curso:
4 anos


Resolução de criação do curso:
Resolução Nº 08/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012.


Campus autorizados a ofertar o curso:
Apodi, Currais Novos, Ipanguaçu, Pau dos Ferros

Plano de Curso:

 

PDF document icon PPC_Licenciatura em Química_2016.pdf — PDF document, 1082 kB (1108918 bytes)

 

Plano de Curso anterior:

PDF document icon Licenciatura_Quimica_jun2009.pdf — PDF document, 980 kB (1004166 bytes)

 

 

::: 2ª Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática


O Curso Superior de Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática, na forma de Segunda Licenciatura, na modalidade presencial, tem como objetivo geral possibilitar a formação do profissional docente em exercício na educação básica pública que, embora já licenciado, atue em área ou disciplina distinta daquela de sua formação inicial, com um saber plural, constituído pela internalização de saberes da área específica, saberes pedagógicos e saberes experienciais.

 

Ações do documento

Página em carregamento