CONSCIENTIZAÇÃO

Campus Pau dos Ferros inicia projeto de prevenção ao uso de álcool e outras drogas

Ação integra o projeto interdisciplinar de atenção ao corpo discente

Publicada em 29/01/2016 Atualizada há 12 meses

Psicóloga e Coordenadora de Atividades Estudantis do Campus, durante fala aos alunos

Muitos dos diversos problemas sociais que a sociedade vem enfrentando, acabam se estendendo às escolas, o que pode prejudicar o processo de formação dos jovens. Atento à esta problemática, o Campus Pau dos Ferros do IFRN está implantando um Projeto Interdisciplinar de Atenção às Demandas do Corpo Discente.

Um dos problemas mais evidentes tem sido o uso do álcool e outras drogas. Diante da proximidade do período carnavalesco, uma das ações iniciais consistiu em um projeto de prevenção ao uso de álcool e outras drogas pelos alunos, contemplando o repasse de mensagens de conscientização.

Segundo a Coordenadora de Atividades Estudantis do Campus, a Psicóloga Elaine Macedo, as ações do projeto se estenderão por todo o ano, de maneira que serão mudados apenas os focos das discussões. "A participação envolverá equipe de docentes, técnicos-administrativos, alunos e convidados. Os professores conheceram o projeto na última reunião pedagógica e foram convidados, da maneira que fosse possível, a levar a discussão para dentro da sala de aula."

Ontem, 28, foi realizado nos turnos matutino e vespertino a apresentação do projeto (foto). A partir da próxima semana, os alunos receberão visitas nas turmas, quando serão realizadas discussões mais aprofundadas por meio de dinâmicas em que se discute, por exemplo, como seria uma festa de formatura com e sem álcool.

Ainda na próxima semana, alunos ornamentarão a escola, mostrando a sua criatividade com o fruto do que eles captaram nessas discussões feitas em sala. "Queremos que eles mesmos trabalhem na conscientização dos colegas, pois é mais uma maneira de atingir aquele que, às vezes, nós, enquanto equipe, não conseguimos atingir", comenta a psicóloga do Campus.

"Estamos apostando em intervenções bastante variadas para que todos possam participar em algum momento. Contamos com o apoio de todos os servidores e alunos para que possamos enfrentar nossos problemas sociais e continuar formando com excelência! "
Psicóloga Elaine Macedo, Coordenadora de Atividades Estudantis do Campus.

OUTRAS AÇÕES DO PROJETO

O projeto trará convidado da comunidade externa, que já foi usuário de drogas, e se tratou em uma das unidades da Fazenda Boa Esperança. O convidado prestará testemunho de como foi viver no mundo dos tóxicos e, ainda, ministrará oficina de capoeira. Além de convidados, contatos estão sendo feitos com secretarias do município, visando a formação de parcerias para intensificar a realização das ações diante da realidade de uso e abuso de drogas. No dia 23 de fevereiro, a comunidade acadêmica contará com uma sessão de cinema, que será realizada às 19h, no Auditório do Campus.