ONHB

Acadêmicos do Campus são finalistas na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Equipe "Gladiadores de Frutuoso" esteve nos dias 18 e 19 de agosto, em Campinas (SP).

Publicada em 21/08/2018 Atualizada há 1 ano

Alunos finalistas acompanhados do Professor João Fernando, durante a Fase Final da Olimpíada, em São Paulo

Ao longo do ano, dezenas de estudantes do Campus Pau dos Ferros do IFRN puderam aprender ainda mais, através do envolvimento e participação na 10ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). Além de novos conhecimentos, comemoramos a classificação de uma de nossas equipes na Fase Final da competição.

Sob orientação dos Professores de História, João Fernando e Lucas Chnaiderman, dezenas de alunos do Ensino Médio integrado, através de equipes, participaram da Olimpíada, que reúne milhares de estudantes de todo o Brasil na Universidade de Campinas (Unicamp), em São Paulo.

Finalistas
A equipe intitulada “Gladiadores de Frutuoso”, formada pelos alunos: Cláudio Vinicius de Oliveira Silva, Francisco das Chagas Diassis Jácome Valentim e Ismael Severino Juvêncio de Araújo, apresentou resultados competitivos durante todas as seis etapas, garantindo classificação para a grande final, que foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto. Os três estudantes são do município de Frutuoso Gomes (RN).

Embora este ano o Campus Pau dos Ferros não tenha subido ao pódio com a tradicional conquista medalhas, a gestão do Campus parabeniza os alunos e servidores pelo esforço e aprendizado, inclusive a conquista de uma equipe finalista.

O Professor que acompanhou os alunos em São Paulo, João Fernando, comemora: “Não conseguimos nenhuma medalha, mas o ganho cultural e autoestima dos alunos é algo muito bacana e gratificante para a gente. Tenho certeza de que a ONHB contribui muito para o conhecimento da história do Brasil entre os estudantes, é algo visto de uma forma bem diferente e que atrai cada vez mais alunos para esta competição. Embora cansativa, a ONHB é algo desejado por professores e por alunos do nosso Campus, que já tem tradição em enviar equipes à final em Campinas”, comenta Fernando.

Não só o Campus Pau dos Ferros comemora. O IFRN, como um todo, apresentou destacado resultado no âmbito estadual e nacional. A Instituição levou 10 das 13 medalhas que o RN conquistou, sagrando-se 3º lugar nacional, com 1 medalha de ouro, 3 de prata e 6 de bronze.

ONHB em números:
Em sua 10ª edição, a Olimpíada registrou 57,5 mil inscrições de estudantes de todas as regiões do Brasil. A Olimpíada é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. A participação ocorre por meio de equipes formadas por um professor e três alunos matriculados nos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. É composta por seis fases de provas realizadas de forma online, com duração de uma semana cada. A fase final reuniu 311 equipes, que competiram presencialmente, em São Paulo.
Com informação do site da ONHB.

::: CONTÉUDO RELACIONADO:
14/08/2017: Campus Pau dos Ferros tem 21 alunos na Fase Final da ONHB 2017.
22/08/2016: Alunos do Campus conquistam 1 medalha de prata, 2 de bronze e 8 de cristais na ONHB.
19/08/2015: Campus conquista medalha de ouro e três menções honrosas.