Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ONHB

Campus conquista medalha de ouro e três menções honrosas

Evento é realizado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Publicada em 19/08/2015 Atualizada há 12 meses

Alunas do Campus Pau dos Ferros durante realização da competição. Fonte: fan page ONHB.

Equipes do Campus Pau dos Ferros conquistaram 1 medalha de ouro e 3 menções honrosas 7ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A final da competição aconteceu no último domingo (16), em Campinas. A Olimpíada é realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

O professor orientador Nilfran Varela destaca a importância do evento para a aprendizagem dos alunos. "São seis fases nas quais é promovido o poder de avaliação, crítica e leitura interpretativa da realidade", comentou. O professor fez questão de frisar ainda o apoio da gestão do Campus para a participação das equipes na Olimpíada.

Do IFRN, foram premiadas ainda equipes do Campus Mossoró, Natal-Central e São Gonçalo. No total, o Instituto conquistou 4 medalhas de ouro, 2 de prata, 3 de bronze e 11 menções honrosas, também chamadas medalhas de cristal.

O tema abordado na final e durante toda a Olimpíada foi "Os diversos tipos de preconceito na história do Brasil". As equipes são formadas por três alunos e um professor orientador que acompanha todo o processo. A competição é formada por cinco etapas online e uma presencial. Ao todo, a ONHB teve cerca de 15 mil equipes participantes. Cerca de 300 estudantes foram premiados, sendo 225 com menção honrosa, 35 com medalha de bronze, 25 com prata e 15 com ouro.