Você está aqui: Página Inicial / Campi / Reitoria / Notícias / IFRN é terceiro lugar do país na Olimpíada Nacional de História do Brasil
ONHB

IFRN é terceiro lugar do país na Olimpíada Nacional de História do Brasil

20/08/2018 - Das 13 medalhas conquistadas pelo estado, 10 foram por equipes do Instituto Federal do RN

IFRN é terceiro lugar do país na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Dentre as equipes do Campus Natal Central, a Goteira Urbana levou medalha de ouro

O Rio Grande do Norte foi um dos 11 estados que conquistou medalhas de ouro, prata ou bronze na grande final da 10ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). O IFRN, terceiro lugar do país, ganhou 10 das 13 medalhas do estado: foram seis de bronze, três de prata e uma de ouro. Realizada entre 18 e 19 de agosto, na Universidade de Campinas-SP, a ONHB reuniu 311 equipes em sua final.

Medalhistas

Dos campi do IFRN que participaram da final dessa edição, quatro foram medalhistas, conforme tabela abaixo:

Campus Equipe Medalha
Natal Central Goteira Urbana Ouro
Nova Cruz  Millennium  Prata
Mossoró Mosqueteiros Prata
Mossoró Villas Boas Prata
Natal Central Filhos do Potengi Bronze
Natal Central Fora da sala de jantar Bronze
Natal Central Roda Viva Bronze
Santa Cruz Amélias Bronze
Mossoró Até Quando Bronze
Mossoró Três Potências Bronze

O Campus Nova Cruz do IFRN teve nove equipes inscritas na ONHB. Delas, a Millennium, formada por Josué Basílio de Lima Junior, Karinne Grazielle Oliveira Silva e André Souza de Lima, alunos dos cursos de Administração e Química do Campus Nova Cruz, sob orientação da professora Patrícia Oliveira, conquistou uma medalha de prata. Pelo Campus Santa Cruz foram medalhistas as estudantes Déborah Karine Silva de Lima, Hévilla Daynara do Nascimento Gusmão e Maria Clara da Costa Medeiros, do curso de Mecânica, orientadoras por Paulo Rikardo Pereira Fonseca da Cunha. Integrando a equipe Amélias, as meninas ficaram com um dos bronzes.

Já o Campus Mossoró conquistou duas medalhas de bronze (Três Potências e Até Quando) e duas de prata (Mosqueteiros e Villas Boas), além das de Honra ao Mérito para as equipes Almodóvar, Triplex, Triuno e The Olympians. Os estudantes que compuseram as oito equipes finalistas do Campus foram acompanhados pelo professor Gerardo Júnior.

Das equipes inscritas pelo Campus Natal Central, nove viajaram a Campinas, para a finalíssima da ONHB. Lá conquistaram quatro medalhas: três de bronze e uma de ouro. Representando a unidade, “a primeira de bronze foi de uma equipe orientada pelo professor Sérgio Trindade. A segunda, foi de uma equipe orientada pelo professor Reginaldo Carlos e a terceira medalha de bronze foi de uma equipe sob a minha orientação. A medalha de ouro foi também de uma equipe orientada por mim”, disse Francisco Carlos. Segundo ele, todas as demais equipes que foram à final receberam medalhas de Honra ao Mérito: “afinal, esse conjunto de equipes finalistas concorreram com mais de 14 mil equipes de todo o Brasil”, finalizou.

ONHB 

Para a coordenadora da Olimpíada, Cristina Meneguello, a 10ª edição foi um sucesso e conseguiu atrair novos participantes: “Tivemos algumas surpresas nas medalhas e uma distribuição interessante pelos estados. Estamos satisfeitos com um projeto que já tem uma estrutura e tende a crescer cada vez mais”, disse. A Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) é um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp. Participam alunos matriculados nos 8º e 9º anos do ensino Fundamental e todos os anos do Ensino Médio. O projeto tem apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTic), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp. 

Com informações da Assessoria da 10ª ONHB

Ações do documento

Página em carregamento