Equipe do Campus é selecionada para o Power4girls

Programa possui colaboração entre a Embaixada e Consulado dos Estados Unidos

Publicada por Cecilia Alves em 10/05/2024 Atualizada há 1 semana, 2 dias

Na última sexta-feira (07), foi divulgada a lista das equipes selecionadas no projeto “Power4Girls 2024”, foram 215 propostas submetidas em todo o país, a representação do Campus Parnamirim do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está entre as 20 equipes escolhidas. O projeto classificado, SirenSat, orientado pela professora Thayse Azevedo, trata do desenvolvimento de minissatélites de baixo custo para reconhecimento de resíduos de plástico em regiões costeiras e marinhas, com finalidade de monitorar os níveis de poluição e estimular a reciclagem deste material. SirenSat conta com a participação de alunas do 3º ano técnico integrado, divididas entre uma estudante do curso de Informática - Anna Larissa de Araújo Santiago - e três do curso de Mecatrônica - Cecília Helena Gurgel de Andrade, Maria Clara Alves de Santana e Nathaly Yohara Ermínio de Mendonça. A equipe passará por um período de mentoria e em novembro irá à Brasília apresentar a proposta.

Placas Fotovoltaicas

Protótipos de CubeSat

Protótipo do CubeSat

Power4Girls

O Power4Girls é um programa que oportuniza um espaço de incentivo ao empreendedorismo, à inovação e à responsabilidade social. O projeto é fruto de uma colaboração entre a Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, implementada pelo Instituto Gloria com apoio das Escolas Técnicas e Tecnológicas Federais, Estaduais e Escolas Técnicas sem fins lucrativos de todo país. O programa realiza atividades que vão desde workshops educativos até projetos práticos e possui o intuito de estimular o empoderamento de meninas na pesquisa, inovação, empreendedorismo e responsabilidade social, preparando-as para o ambiente de trabalho.

Entre as iniciativas programáticas do projeto estão colaborações com parceiros locais, a fim de fortalecer organizações que defendem os direitos humanos e poder ofertar programas de capacitação para a mídia e jornalistas - com o intuito de fortalecer a verificação de fatos e combater a desinformação. Além disso, o Power4Girl apoia empreendedores, especialmente aqueles em comunidades carentes, fornecendo recursos e técnicas inovadoras para fortalecer e expandir seus negócios.

Power4girls