Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Ensino

Campus promove Semana da Poesia

A ação ocorre de 11 a 15 de março

Publicada por Cecilia Alves em 12/03/2024 Atualizada há 1 mês, 2 semanas

Em comemoração ao Dia Nacional da Poesia, celebrado em 14 de março, a equipe docente em Língua Portuguesa do Campus Parnamirim organizou a Semana da Poesia. A atividade contará com declamações de poesia e mostras artísticas e possui o intuito de promover integração na comunidade acadêmica aliado aos conhecimentos ministrados em sala de aula.

A semana da poesia ocorre no período de 11 a 15 de março e com programação dividida entre o Sarau Poético- Poesia e a I Mostra de Videopoesia (Moviposia). O Sarau Poético- Poesia no Pátio acontecerá nos dias 11 e 14, e apresenta-se como uma oportunidade para os alunos do Campus vivenciarem a riqueza da diversidade poética, ao mesmo tempo em que fortalecem os laços de comunidade. A atividade contará com flash mobs poéticos apresentados pelos alunos dos 1º e 3º anos do turno matutino.

Para o dia 15 de março, das 7h às 10h30, a programação segue com o convite para toda a comunidade escolar participar da I Moviposia do Campus) que contará com a exposição, feita por estudantes, de 20 Vídeo Poesias produzidas durante as aulas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira III.

Linguagens e conteúdos

Para Luiz Fellype, da turma do terceiro ano de informática, a atividade proporcionou integração na turma e foi uma decisão aceita por unanimidade, “Essa foi a primeira vez que toda turma concordou, de primeira, em realizar uma atividade". Segundo o professor, Dayvyd Lavaniery, que compõe a equipe organizadora do evento, a proposta da semana da poesia vai além de trabalhar conteúdos, também caracteriza-se como atividade formativa, pois proporciona aos estudantes o exercício do diálogo e estimula a convivência.

A videopoesia (ou videopoema) é um gênero audiovisual que apresenta características líricas ou que faz referência à linguagem verbal. O gênero pode fazer uso de diferentes meios de expressão: o som, a palavra escrita e a imagem em movimento.

Palavras-chave:
Semana da Poesia
Poesia
Literatura

Notícias relacionadas