Ensino

Campus sedia Fórum de Validação das diretrizes orientadoras para os cursos técnicos integrados “regulares”

Evento foi organizado pela Pró-reitoria de Ensino do IFRN

Publicada por Eliane Pimentel em 19/10/2023 Atualizada há 6 meses, 2 semanas

Entre os dias 16 e 17 de outubro, ocorreu, no auditório do Campus Parnamirim, o Fórum de validação das diretrizes orientadoras para os cursos técnicos integrados “regulares”.

De acordo com o Edital 73/2023, da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto, o evento teve como objetivo validar as diretrizes orientadoras para os cursos técnicos integrados “regulares” do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), para a definição das matrizes curriculares referenciadoras da oferta educacional; a re(elaboração) dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) e dos Projetos de Autorização de Funcionamento de Cursos (PAFC); e a revisão das Propostas de Trabalho das Disciplinas de Ensino Médio (PTDEM) e dos Planos de Disciplinas Técnicas (PDTEC).

A condução da atividade foi realizada pela mesa diretora, composta por representantes da Comissão Central de Revisão das Ofertas Educacionais e da Comissão Própria de Revisão dos Cursos Técnicos Integrados.

Fórum - PROEN

De acordo com a pró-reitora de Ensino do IFRN, professora Anna Catharina Dantas, foram diversas diretrizes votadas, todas elas validadas para que se inicie o processo de revisão dos cursos técnicos integrados. As diretrizes debatidas contemplaram a temporalidade, a organização das disciplinas do ensino médio ao longo dos quatro anos, além de outras disciplinas que complementam e que dão a base à formação técnica, de caráter integral, e que são importantes para os currículos: "Foi votada a permanência delas para o enriquecimento do nosso currículo de cursos técnicos, pensando realmente na formação mais ampla dos nossos estudantes", disse a gestora.

Participaram do Fórum delegações de todos os campi do IFRN, formadas por estudantes e servidores que têm, no evento, um espaço deliberativo de construção coletiva, com a finalidade de discutir e analisar as minutas de diretrizes e de proposições de alterações sugeridas por eles. De acordo com Anna, a participação dos discentes foi bastante decisiva, com uma análise extremamente fundamentada e sólida, de quem vivencia na prática as ações promovidas pelo Instituto.

O pedagogo do Campus Macau, Hércules Medeiros, destaca a importância de uma boa condução de um evento como este, para ele é necessário a firmeza, pautada e fundamentada no conhecimento. Para o pedagogo, outro ponto relevante do Fórum foi a participação de alunos e servidores. Para ele, esse momento foi de respeito à opinião do outro, na troca de ponto de vista, que proporciona o fortalecimento do IFRN. Quanto a participação dos alunos, Hércules disse: “eles se posicionaram com muita propriedade, falaram muito bem e participaram efusivamente deste fórum”.

Para o aluno Paulo Cavalcanti, do 3° ano do curso técnico integrado em Mecatrônica do Campus Parnamirim e diretor de Comunicação Social da Rede de Grêmios do IFRN (Regif), participar do fórum foi “extremamente gratificante e, acima de tudo, um ato de resistência para discutir nossa educação e a sua qualidade dentro do nosso instituto. A participação estudantil dentro do fórum para mim foi um momento importante para garantir que sejamos ouvidos e nos incluir em espaços como esse que influenciarão, principalmente, os próximos estudantes do IFRN. A realização desse encontro é um exercício da nossa democracia e um lembrete dos nossos direitos estudantis”.

As diretrizes aprovadas estarão disponíveis para a comunidade, na versão final, a partir do dia 23 de outubro deste ano.

campus Parnamirim
PROEN