Aluna do Campus participa do Projeto Meninas no Espaço

Os encontros presenciais ocorreram de março a julho deste ano, e o projeto foi concluído dia 31 de agosto, na atividade final realizada na Barreira do Inferno

Publicada por Cecilia Alves em 03/11/2023 Atualizada há 6 meses

O Projeto Meninas no Espaço, realizado em parceria entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), tem como objetivo receber meninas do ensino público do Rio Grande do Norte e transmitir conhecimentos específicos sobre o setor aeroespacial e às áreas de engenharia e programação. A iniciativa proporcionou encontros presenciais entre março e julho deste ano e foi concluída no dia 31 de agosto. Anna Larissa de Araújo Santiago, aluna do 2º ano do curso Técnico Integrado de Informática, representou o Campus Parnamirim no projeto.

Aluna Campus Parnamirim - Projeto Meninas no Espaço

A aluna, Anna Larissa, destaca o papel do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) no aprimoramento de seus conhecimento no mundo astronômico: “Sempre fui muito entusiasta pela área da engenharia espacial, tanto que ao fazer parte do projeto de pesquisa e extensão Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-E), projeto em parceria com a EAB e o IFRN, pude aprimorar meus conhecimentos no mundo astronômico ao repassá-los para alunos de escola pública que nunca tiveram nenhum contato com o mundo tecnológico. Uma das oportunidades que surgiram no CVT-E ,com a visita da professora de Engenharia de Produção da UFRN, Mariana Almeida, foi a de fazer parte do projeto Meninas no Espaço.”

Aluna Campus Parnamirim Projeto Meninas no Espaço

O projeto, liderado pela professora Mariana Almeida, do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), busca capacitar meninas, através de ações educacionais fundamentadas em metodologias de aprendizado ativo, elaboração de projetos, solução de problemas e formação de equipes. Para além da abordagem dos temas sensíveis a gênero, o Meninas no Espaço trouxe aulas de introdução à Astronáutica, linguagens de programação e introdução à física dos foguetes.

O Programa de Educação Continuada do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial), é uma iniciativa do IFRN com a AEB, e possui foco na aplicação de conceitos e técnicas inerentes a atividade espacial, de forma que alunos e professores, da rede pública ou privada, bem como trabalhadores locais ganhem capacitação tecnológica através da reprodução de missões espaciais e realização de outras atividades inerentes ao setor. O CVT-Espacial está instalado nas dependências do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI). Suas instalações permitem a realização e planejamento de missões espaciais simuladas, construção, teste, lançamento e operação de pequenos artefatos espaciais. Além disso, inúmeras atividades educacionais podem ser executadas, tais como, competição de espaçomodelismo, de foguetemodelismo e, principalmente, cursos de capacitação, workshops e oficinas na temática espacial.

Astronomia
Meninas no Espaço