Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

100 DIAS DE GESTÃO DEMOCRÁTICA

Ações da Pró-Reitoria de Extensão

Relações internacionais e com o mundo do trabalho estão entre os destaques

Publicada em 30/04/2021 Atualizada há 1 ano

Setor em suporte de três assessorias

A Assessoria de Programas e Convênios, a Assessoria de Relações com o Mundo do Trabalho e a Assessoria de Relações Internacionais são os setores de apoio às atividades de planejamento, coordenação, fomento e acompanhamento desempenhadas pela Pró-Reitoria de Extensão, em suas relações com a sociedade potiguar e brasileira.

À frente da Proex desde dezembro de 2020, a professora Denise Momo e sua equipe apontaram 13 ações sistêmicas no levantamento produzido pela Assessoria de Comunicação e Eventos da Reitoria do IFRN. Tais ações, descritas abaixo, mostram a Proex exercendo aquilo que a ela cabe e que o Regimento Interno da Reitoria prevê. Alguns desses preceitos são:

  • Fomentar relações de intercâmbio e acordos de cooperação com instituições nacionais e internacionais;
  • Garantir o desenvolvimento da extensão como espaço privilegiado para a democratização do conhecimento científico e tecnológico;
  • Promover e apoiar o desenvolvimento de ações de integração da comunidade acadêmica com a comunidade externa, incluindo instituições governamentais, não governamentais e privadas nas áreas de acompanhamento de egressos, empreendedorismo, estágios e visitas técnicas;
  • Promover políticas de interação dos servidores e discentes com o mundo do trabalho e com os arranjos produtivos, sociais e culturais da comunidade regional;
  • Propor políticas e diretrizes voltadas ao desenvolvimento das atividades de extensão, bem como avaliar sua implementação.

13 Ações da Proex em 100 dias de Gestão Democrática:

Ação 1

Publicação de Editais de submissão de projetos de Extensão

Resultado alcançado

Já foram submetidos 34 projetos para os dois Editais lançados:

Edital nº 01/2021 - Edital de fluxo contínuo

Edital nº 02/2021 - Edital para registro de editais com recursos externos

Ação 2

Comissão para elaboração de normativos

Resultado alcançado

Através da Portaria n° 1842/2020, do Gabinete da Reitoria do IFRN, foi instituída Comissão para construir o Regulamento do Comitê de Extensão e para realizar a revisão dos Editais de Extensão. O regulamento do Comitê de Extensão tem como objetivo fortalecer as ações de extensão junto aos campi.

Ação 3

Comissão para tratar de Melhorias do Módulo de Extensão

Resultado alcançado

Através da Portaria nº 403/2021, do Gabinete da Reitoria do IFRN, foi instituída Comissão para elaborar propostas de melhorias do Módulo de Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), com vistas ao desenvolvimento das atividades sistêmicas da pasta.

Ação 4

Comissão para organizar Revista Diálogos de Extensão

Resultado alcançado

Através da Portaria nº 517/2021, do Gabinete da Reitoria do IFRN, foi instituída Comissão para organizar e retomar as publicações da Revista Diálogos de Extensão, produzida pela Proex.

Ação 5

Parcerias para efetivação de estágio e capacitação de estudantes

Resultado alcançado

Foram discutidas e renovadas algumas parcerias para renovação e ampliação dos convênios de estágios de estudantes do IFRN, com órgãos como a Link Estágio Agente de Integração, o Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, a Super Estágios Ltda e a Junior Achievement.

Ação 6

Parcerias Internacionais

Resultado alcançado

Algumas parcerias com organizações de educação internacionais foram renovadas e ampliadas, como a Universidade do Minho (Portugal), a Universidade de Montpellier (França) e a AFS, empresa internacional de intercâmbio de estudantes; outras estão em processo de renovação ou de construção de convênio, caso da Universidade de Almería (Espanha), Universidade de Boras (Suécia), Universidade de Buenos Aires (Argentina), Universidade Pedagógica Nacional (Colômbia) e Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde).

Ação 7

Fortalecimento da Internacionalização

Resultado alcançado

Foram implementadas ações sistêmicas com foco no Fortalecimento e Representatividade da internacionalização em todos os campi da Instituição.

Ação 8

Parceria sistêmica com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos

Resultado alcançado

Através de Projeto Institucional em parceria com a Assessoria de Comunicação Social e Eventos, iniciativas de disseminação de conteúdos serão de implementados na Reitoria e nos campi. O intuito é gerar maior compreensão e conhecimento sobre as oportunidades e serviços oferecidos pela Proex a seus públicos de interesse, com ênfase na ampliação da divulgação técnico-científica. Uma das formas de alcance prevista é a elaboração de material para os campi, para prospecção de vagas de jovens aprendizes, estágios e parcerias.

Ação 9

Curricularização da Extensão para cursos superiores

Resultado alcançado

Esta ação está em desenvolvimento e tem como base uma série de reuniões e debates, entre a Pró-Reitoria de Extensão e a Pró-Reitoria de Ensino e entre estas e o Instituto Federal Farroupilha, por exemplo, para conhecer a experiência da curricularização e historicizar a demanda no IFRN. Como encaminhamento à ação já foi indicada, junto aos campi, a representação da área da Extensão e de professores extensionistas para composição das subcomissões por modalidade dos cursos superiores.

Ação 10

Palestras e capacitações junto aos servidores e estudantes

Resultado alcançado

Foram realizadas palestras de divulgação, junto aos campi, como complemento à Ação 5, com a parceira Junior Achievement; as capacitações, voltadas a servidores da Extensão, trataram do Planejamento Estratégico e do preenchimento da plataforma Farol Desempenho.

Ação 11

Reuniões do Comitê de Extensão

Resultado alcançado

Reuniões com os representantes da Extensão dos campi, para encaminhar conjuntamente as demandas da área, bem como identificar necessidades e propor melhorias.

Ação 12

Captação de Recursos

Resultado alcançado

Reunião junto aos parlamentares federais para apresentar ações desenvolvidas pelo IFRN, junto à comunidade, no intuito de compartilhar informações e captar recursos para projetos da Proex.

Ação 13

Mapeamento de empresas e organizações

Resultado alcançado

Ampliação da lista de potenciais empresas e instituições para convênio e concessão de vagas de estágio/aprendizagem para estudantes do IFRN.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas