Evento

9ª Semana do Livro e da Biblioteca: integração da comunidade acadêmica garante o êxito da edição

O evento ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de outubro

Publicada por Cecilia Alves em 01/11/2023 Atualizada há 6 meses

Na última sexta-feira (27), ocorreu o encerramento da 9ª Semana do Livro e da Biblioteca do Campus Parnamirim, com o tema: Diversidade Literária Brasileira: Conectando Histórias e Culturas. Previsto no calendário acadêmico, o evento é promovido pela biblioteca em conjunto com a Diretoria Acadêmica do Campus e proporciona a integração em toda comunidade acadêmica. A ação buscou destacar as bibliotecas como agentes de mudança e desenvolver habilidades literárias, culturais e artísticas.

A programação da 9ª Semana do Livro e da Biblioteca contou com lançamento de livro, exposições, oficinas, saraus, bingos, jogos, salas temáticas, podcasts, programação na rádio e esquetes.

Uma das exposições presentes na programação, "Acontece! A cena brasileira, de Lima Barreto a Alice Carvalho”, foi mediada pela professora Maria Aparecida Fernandes, e realizada pelos alunos dos 2º anos. A exposição foi resultado do estudo do gênero crônica. Os alunos exploraram os autores: Lima Barreto, Darcy Ribeiro, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Moacyr Scliar, Luis Fernando Veríssimo, Artur da Távola, Adla Georginni, Daniel Munduruku, Ailton Krenak, Cyro de Mattos e duas escritoras potiguares, Alice Carvalho e Sheyla Azevedo. Segundo a professora, a escolha dos autores buscou contemplar o tema, com a presença de mulheres, pessoas negras e indígenas. As temáticas das crônicas perpassam a cena brasileira, desde as questões cotidianas, sociais, educacionais, políticas e culturais.

O professor Luiz Alberto, enfatiza que a semana do livro é resultado de um trabalho pedagógico realizado ao longo de todo o segundo semestre letivo: “Na verdade, a Semana do Livro e da Biblioteca foi a culminância de todo um trabalho realizado, desde o início do segundo semestre - ainda no mês de julho. As turmas, leram obras literárias de autores brasileiros contemporâneos, considerados periféricos, tais como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Jeferson Tenório, dentre outros. Após a leitura, as turmas passaram a compartilhar suas experiências de leitura por meio de outras linguagens e produziram cartazes temáticos, colagens ampliadas, minidocs e episódios para um podcast.”

No último dia de evento, a programação foi traçada pelo Romance Day, projeto de ensino interdisciplinar - Língua Portuguesa , História e Língua Inglesa - desenvolvido nas turmas dos terceiros anos do turno matutino com o professor Dayvyd Lavaniery. No projeto, a partir da leitura de quatro romances, os alunos desenvolveram cinco propostas de atividade: confecção de capa de livro, esquete literária, cosplay, rádio e jogos literários. Segundo o professor, a atividade relaciona a literatura com as mais diversas linguagens e proporciona que os alunos sejam protagonistas de seu saber, transformando o ambiente escolar dinamicamente.

Arthur Cortez, aluno do 3º ano do Técnico Integrado de Informática, fez parte do elenco da peça "Vidas Secas", idealizada pelo professor Dayvyd Lavaniery no projeto Romance Day. “Trabalhar, ou melhor, vivenciar a obra "Vidas Secas", de Graciliano Ramos, foi , sem dúvida, uma tarefa, a princípio, espantosa. Nas primeiras instruções dadas em sala de aula o professor Lavaniery nos perguntou o que achávamos que era um romance, eu escrevi ‘o romance é o que nos faz se espantar e tremer um pouco os joelhos na hora de dizer sim’. Agora, no final de tudo, eu descreveria o evento da mesma forma. Poder se espantar com a poética de Graciliano Ramos foi uma aventura tremenda, que requereu de todo o grupo uma grande sensibilidade no olhar e no sentir do universo temático.”, relata o estudante.

peça - vidas secas

Um dos princípios da 9ª Semana do Livro e da Biblioteca é proporcionar a identificação com a literatura. O professor Luiz Alberto, comenta a importância do trabalho literário desenvolvido no evento: “É importante ressaltar que um trabalho mais produtivo com a literatura é primordial, uma vez que a literatura humaniza, nos prepara para estar com o outro e para nos compreender como seres humanos, seres sociais, intervindo na realidade em um projeto de transformação social crítico e libertador.”

Livro
Campus Parnamirim