Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Extensão

Torneio de xadrez do Campus anuncia vencedores da competição

Projeto busca criar espaço de aprendizado e prática da modalidade

Publicada em 02/12/2022 Atualizada há 1 ano

Marcos Leandro (de máscara azul) ficou com o primeiro lugar da edição inicial do torneio

O 1º Torneio de Xadrez do Campus Natal-Zona Norte já tem seus vencedores: o estudante Marcos Leandro Campelo ficou com o primeiro lugar, seguido por Maria Clara Tavares e Iago Renan Costa, segundo e terceiro colocados, nessa ordem.

O torneio – uma iniciativa do projeto de extensão "Aprendendo e Praticando Xadrez no IFRN" – foi dividido em três fases e final, realizadas no mês novembro.

Na competição, os alunos de cada turno participaram da disputa no horário inverso ao das aulas. A etapa final reuniu os quatro melhores competidores dos turnos matutino e vespertino, com prêmios para os três melhores colocados na classificação final.

Ass regras do torneio foram as mesmas aplicadas aos Jogos Intercampi do IFRN, exceto quanto ao tempo – 20 minutos para cada jogador.

 

O projeto

Iniciado em julho deste ano, o projeto já realizou um curso básico de xadrez em tabuleiros e peças, com uso de relógios para marcação em competições. Participaram estudantes do Campus ou de 8º e 9º ano de duas escolas públicas da Zona Norte de Natal.

"Nossa ideia é criar um espaço de aprendizado e prática dessa modalidade para, em seguida, inserir os participantes do projeto, a priori, em competições locais e regionais. Além disso, vamos ter a oportunidade de conscientizá-los dos benefícios do jogo aplicados à vida cotidiana", explicou o professor Valdemberg Pessoa, coordenador do projeto, que conta também com os professores Josimar Santos e Ligyanne Alencar.

 

Benefícios do xadrez

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, no qual o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir esse triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

É importante salientar que pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação, entre vários benefícios, por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas