Internacionalização

Estudante de Marketing vai participar de Programa de Mobilidade Internacional em Portugal

Gabriel viaja em fevereiro para cursar disciplinas no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave por 6 meses

Publicada por Neiryvan Cruz em 03/01/2024 Atualizada há 4 meses, 1 semana

Muitos estudantes alimentam o sonho de um dia estudar no exterior. Philipe Gabriel Domingos, concluinte de Tecnologia em Marketing, é um deles. O estudante da graduação conseguiu ser aprovado no processo seletivo do Edital nº 4/2023, da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri/IFRN), que, em 2023, havia aberto vagas para o Programa de Mobilidade Internacional Discente, o qual previa o afastamento dos estudantes selecionados para cursarem componentes curriculares em Institutos Superiores Politécnicos, em Portugal.

Aprovado para a vaga disponível para o Campus Natal-Zona Norte na seleção, Gabriel vai estudar seis meses, de fevereiro a julho de 2024, o equivalente a um semestre acadêmico, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA). Nesse período, vai receber uma bolsa para custeio de alimentação, hospedagem, despesas de rotina, seguro, passaporte e passagens aéreas. Ele viaja no dia 5 do próximo mês. "A ideia é ter uma visão global do Marketing. Estudar em uma nova universidade, sobretudo fora do país, vai ser uma experiência acima da média. Lá, vou ter a oportunidade de conhecer pessoas, culturas, métodos de ensino e entender como funciona o mundo além do Rio Grande do Norte, além do Brasil", explicou o jovem.

O estudante revelou também que o desejo de ter uma vivência acadêmica no exterior já era antigo. "Já havia tentado em outras duas graduações e nunca havia conseguido intercâmbio ou mobilidade acadêmica internacional. Depois de 10 anos de tentativas, finalmente deu certo". No IPCA, ele vai cursar ainda quatro disciplinas do Programa de Mestrado em Marketing daquela universidade.

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

Criada em 1994, a instituição de ensino superior público oferece cursos de licenciatura, mestrado, especialização tecnológica, pós-graduação e pós-laboral. Está localizado ao norte de Portugal e reúne cursos que vão desde gestão de atividades turísticas à licenciatura em engenharia e desenvolvimento de jogos digitais.

Acesse:

Página do processo seletivo