Heteroidentificação

Divulgado resultados finais de heteroidentificação para processos seletivos

documentos englobam seleções de Cursos Técnicos Integrados e via Sisu 2023.1

Publicada por Habyner Lima em 11/04/2023 Atualizada há 1 ano

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), através da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), tornou públicos os resultados finais da aferição de heteroidentificação referente aos Editais de seleção para os Cursos Técnicos Integrados do Edital Nº 40/2022 - PROEN/IFRN e sobre o Edital N° 08/2023-PROEN/IFRN - Graduação SiSU 2023.1.

Heteroidentificação

A autodeclaração de estudantes como negras/negros ou indígenas, realizada no ato da inscrição do processo seletivo, foi confirmada através de um procedimento de heteroidentificação, realizado por uma comissão responsável pela validação das informações apresentadas.

Conforme indicado nos editais, a aferição de cor/etnia negra (preta ou parda) não se referiu à apresentação de documentos, como Certidão de Nascimento, ou à ascendência de cada candidata/candidato, ou seja, quem são seus pais, avós ou bisavós. A confirmação ocorreu, porém, e tão somente, conforme as características físicas do próprio candidato. O processo seguiu ritos específicos, descritos no documento. Entre eles: o preenchimento e entrega, no momento da aferição, do formulário de autodeclaração e autorização de imagem, conforme os anexos VIII e IX do Edital.

Acesse:

Edital n° 40/2022