Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Oportunidade

Divulgada lista de selecionados para curso básico de xadrez

Aulas terão início na próxima quinta-feira (7), no miniauditório da biblioteca. Iniciativa contempla alunos e servidores

Publicada por Neiryvan Cruz em 04/03/2024 Atualizada há 2 meses, 3 semanas

A coordenação do Curso de Formação Inicial e Continuada de Xadrez divulgou hoje (4) a lista de selecionados para a iniciativa, que consiste em um curso básico de xadrez em tabuleiros e peças, com uso de relógios para marcação em competições. O treinamento é voltado para estudantes e servidores do Campus.

As aulas vão acontecer em toda quinta-feira, a partir de 7 de março, de 14h50min a 16h20min, no miniauditório da biblioteca. No total, a oferta é de 40 vagas, sendo cinco para servidores.

A proposta

"Nossa ideia é criar um espaço de aprendizado e prática dessa modalidade para, em seguida, inserir os participantes do curso, a priori, em competições locais e regionais. Além disso, vamos ter a oportunidade de conscientizá-los dos benefícios do jogo aplicados à vida cotidiana", explica o coordenador da atividade, o professor Josimar Santos.

O curso será ministrado pelo próprio responsável pela capacitação. Cabe destacar que vão acontecer competições ao longo do treinamento, como forma de amadurecer os matriculados na prática do jogo, para que sejam inseridos em eventos no futuro.

Benefícios

O xadrez é um jogo de tabuleiro disputado entre dois jogadores de natureza recreativa e competitiva, no qual o principal objetivo dos participantes é atingir a peça rei do adversário com um xeque-mate e, assim, ganhar a partida.

Para conseguir esse triunfo, é necessário utilizar muitas técnicas e estratégias no decorrer do jogo. O desenvolvimento da atividade colabora para o avanço da criatividade e da autoestima do jogador. Por este motivo, o jogo passou a ser utilizado em escolas com intuito de colaborar no progresso da aprendizagem.

É importante salientar que pesquisas realizadas apontam que o xadrez pode ser um aliado à educação, entre vários benefícios, por ajudar no rendimento escolar e desenvolver a concentração dos alunos. 

Acesse:

Resultado

Palavras-chave:
xadrez
estudantes
curso fic
ensino
servidores

Notícias relacionadas