Campus publica edital para projetos de ensino com fomento institucional

Inscrições e finalizações de propostas no Suap vão de 26 de fevereiro a 17 de março

Publicada por Neiryvan Cruz em 23/02/2024 Atualizada há 2 meses

A Direção-Geral publicou, nesta sexta-feira (23), o Edital nº 21/2024-DG/ZN, que trata da seleção de projetos de ensino com fomento institucional para 2024. De acordo com o documento, vão receber apoio quatro projetos, cada qual com até um bolsista. As bolsas terão duração de até oito meses.

Os projetos de ensino são atividades de caráter temporário ou permanente, elaboradas e propostas por professores ou técnicos-administrativos do IFRN, com intuito de auxiliar nos processos de ensino-aprendizagem dos cursos técnicos e de graduação oferecidos pelo Instituto, bem como à permanência e êxito dos estudantes.

Submissões

Segundo o cronograma do certame, as inscrições e finalizações de propostas no Suap vão de 26 de fevereiro a 17 de março. As etapas seguintes contemplam pré-avaliação do projeto; designação de comissões de avaliação de propostas; análise das propostas; divulgação de resultados; e seleção de bolsistas.

Recursos

Cabe destacar que os projetos do Campus serão selecionados até o limite máximo de R$ 12.800,00 para bolsas de ensino, de acordo com a ordem crescente de classificação dos projetos. Desse total, metade do recurso virá da Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRN); a outra metade, do próprio Campus. A escolha segue as normas estabelecidas no Edital nº 6/2024-Proen/IFRN.

As propostas devem se encaixar em um dos quatro tipos de projeto:

Tipos de projeto de ensino
Tipo Descrição
I Ações de ensino Ações direcionadas a áreas do saber que envolvam conhecimentos relacionados ao currículo dos cursos e que podem ser desenvolvidos por meio de cursos de curta duração, palestras, feiras tecnológicas, simpósios, fóruns, encontros, oficinas, debates, jornadas ou outras formas de evento. A opção por determinada ação ocorrerá a partir dos objetivos que se pretenda alcançar com o projeto.
II Elaboração de material didático Projetos concebidos com finalidade educativa, destinados à elaboração e produção de material didático, que compreendem produtos pedagógicos – um conjunto de textos, imagens ou recursos didáticos similares –, combinados a meios e tecnologias de informação e comunicação, bem como mídias e audiovisuais diversificados, como livros, e-book, podcast, jogos, dentre outros que articulem o apoio às práticas pedagógicas e auxiliem a abordagem dos conteúdos e o desenvolvimento de estratégias metodológicas de sala de aula.
III Intervenção continuada Projetos caracterizados pela necessidade de ações sequenciais e temporalmente alternadas de execução, tais como eventos culturais, grupos de estudos, dentre outros, com período de execução definido.
IV Programa de monitoria Projetos voltados ao fortalecimento de saberes em componentes curriculares (disciplinas) dos cursos técnicos e de graduação ou atividades de laboratório desses cursos que articulem teoria e prática.

Para mais informações, acesse:

projetos
propostas