Acessibilidade

Obras de acessibilidade: Nova rampa do Campus inicia últimas etapas de construção

Rampa de acessibilidade faz parte do grupo de obras no Campus previstas para entrega em 2022.

Publicada em 19/05/2022 Atualizada há 1 ano

A nova instalação tem o objetivo de oferecer melhores condições de mobilidade.

“As novas expansões são feitas à medida que surgem necessidades”. A frase do Diretor de Administração responsável pela licitação da nova rampa de acessibilidade, Guilherme Porfírio, reflete o processo final da construção da nova estrutura localizada entre os blocos de aulas do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN.

Com a finalidade de fornecer acessibilidade a cadeirantes, pessoas com dificuldade de locomoção ou que não queiram utilizar o elevador, a rampa de acesso surge como uma das possibilidades de movimentação entre as salas de aula.

A empresa responsável pelo levantamento da rampa é a mesma que arquitetou salas de aula, anfiteatro e outras expansões do Campus desde quando suas atividades foram transferidas para o prédio histórico no bairro Rocas. Um dos desafios da rampa de acessibilidade está na adequação de obras que já são mais antigas e que requerem um estudo maior do projeto.

O arquiteto do IFRN, Marcos Costa, afirma que a rampa foi projetada em estrutura metálica com proteção anticorrosão. "A opção de ser em estrutura metálica foi escolhida devido à praticidade e rapidez de execução, além de causar um baixo impacto na estrutura dos prédios existentes. O cronograma da obra segue conforme o planejado. Atualmente estão sendo confeccionadas as vigas metálicas, piso da rampa, e corrimão com guarda corpo".

Haroldo Martins, engenheiro da Diretoria de Engenharia e Infraestrutura (Dieng) do IFRN, conta que a rampa foi um processo discutido com a comunidade e a gestão do Campus. “Esse processo foi planejado pela própria equipe da gestão e estudado pela Dieng em todos os elementos que compõem a parte técnica, onde inclui o projeto em si, orçamento, cronograma, especificação e fiscalização da execução da obra", explica o engenheiro civil.

Um novo trajeto

Giovanna Santos Freire, 18 anos, é uma entre os estudantes do Campus que aguarda ansiosamente pela entrega da obra de acesso. Cursando seu terceiro ano do Integrado em Lazer, a aluna acredita na importância de novas possibilidades de trajetos. “Tem pessoas aqui que precisam dessa rampa. Com ela, será mais fácil para que pessoas com dificuldades de mobilidade tenham acesso às outras áreas do Campus", comenta. “Vai facilitar para mim também, porque é mais prático subir uma rampa carregando mochila e material do que em uma escada por exemplo”.

extensao
servidores