IFRN Cidade Alta implementa medidas de economia de energia para reduzir custos

As medidas temporárias estão válidas até a próxima avaliação da comissão de redução de custos do Campus

Publicada em 24/01/2023 Atualizada há 1 ano

Os alunos, professores e funcionários do Campus são incentivados a seguir as recomendações de economia de energia para ajudar a reduzir os custos e garantir a continuidade dos estudos.

O Campus Natal-Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) está implementando medidas de economia de energia para reduzir os custos com consumo elétrico. A instituição vem enfrentando problemas com o aumento no consumo de energia elétrica, gerando descontrole nas contas do Campus e prejudicando o planejamento anual.

De acordo com a direção do IFRN Cidade Alta, as contas com energia elétrica triplicaram entre novembro de 2022 a janeiro de 2023, passando da média de R$9 mil/mês para mais de R$26 mil/mês. Isso foi causado por vários fatores, incluindo a finalização do crédito de energia fotovoltaica gerada durante a pandemia, utilização inadequada dos ares condicionados e multas por excedente utilização em relação ao horário de ponta, isto é, das 17:30h às 20h30, quanto a tarifa é mais cara.

Para lidar com essa situação, a instituição está implementando medidas temporárias até que a comissão de redução de custos possa avaliar maiores detalhes nos entenderes.

•  Recomendações Gerais para todas as salas:

Maior controle dos ares condicionados, limitando o resfriamento a 24°C (todos).

Manter portas e janelas fechadas quando o ar estiver ligado (todos).

Desligar o aparelho de ar-condicionado quando o ambiente estiver desocupado (copas, salas de descanso, sala de estudos, salas administrativas) (todos).

• Recomendações para o bloco de aulas (provisório) Obs.: todos os ares condicionados são inverter.

Recolher os controles dos ares condicionados (COAPAC).

Maior controle dos ares condicionados (Limitar o resfriamento a 24°C) via programação prévia (COAPAC).

Estudar e efetuar, quando possível e conforme o caso, o deslocamento das salas que ficam voltadas para o sol da tarde ou da manhã por outras com menos incidência do sol (COAPAC).

Repensar a utilização das salas de aulas, quando possível, se apenas uma pessoa. Havendo a necessidade, restringir o número de ares ligados no momento (COAPAC).

• Quadra de esportes (COAPAC)

No horário das 17h30 às 20h30 (horário de maior custo da energia), limitar a utilização com sugestão, quando possível, de alteração no horário das reservas.  Exceção de projetos de extensão que se encontram em curso e que não puderem ter seu horário reduzido.

Os alunos, professores e funcionários do IFRN Cidade Alta são incentivados a seguir as recomendações de economia de energia para ajudar a reduzir os custos e garantir a continuidade dos estudos. A instituição está trabalhando em estreita colaboração com a equipe de engenharia para garantir que as medidas sejam implementadas de forma eficiente e sem prejudicar a qualidade do ensino.

extensao
servidores