Estudante do IFRN Cidade Alta é premiado no 1º lugar em concurso literário

Pedro Adams deve participar de cerimônia para entrega da premiação em Recife, a ser realizada no dia 25 de julho, dia do escritor.

Publicada em 07/07/2022 Atualizada há 1 ano

Pedro Adams Vilela está em seu último ano como estudante do curso Integrado em Multimídia

Voltado para a produção de contos com temática livre, o Concurso para Novos Escritores anunciou os 25 melhores contos enviados de todas as regiões do Nordeste. O primeiro lugar foi contemplado para o estudante de Multimídia do Campus Natal-Cidade Alta, Pedro Adams, 19 anos, autor do conto “Óleo Quente”. O concurso recebeu 200 textos de autores com idade entre 18 e 25 anos. A iniciativa é promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Biblioteca Blanche Knopf, vinculada à Diretoria de Memória, Educação, Cultura e Arte (Dimeca).

Pedro Adams Vilela é originário de Belém, cidade em que morou até os 10 anos de idade, quando se mudou para Natal junto de sua mãe. Filho único, o estudante teve acesso a literatura ainda muito jovem, por influência de sua mãe. “Minha mãe sempre leu muito por causa da área, engenharia florestal. Eu costumava ver ela lendo livros técnicos e despertei interesse para a leitura.

Desde o final de 2021 o estudante de Multimídia vem participando de seleções literárias, 3 dos seus textos foram publicados até então. O conto “Óleo Quente”, ganhador do 1º lugar no Novos Escritores, foi baseado e adaptado de uma notícia que o autor teve conhecimento. Como resultado de sua mais recente obra, Pedro Adams e os demais selecionados devem participar de uma cerimônia para entrega da premiação em Recife, a ser realizada no dia 25 de julho, dia do escritor. Os vencedores assinarão o Contrato de Realização da Obra, com Cessão Parcial de Direitos, para a futura publicação. Os 25 melhores contos, farão parte de uma coletânea publicada pela Editora Massangana, que posteriormente será distribuída nas escolas.

Fundação Joaquim Nabuco

A Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Educação do Brasil. Sediada no Recife em Pernambuco, foi fundada em 1949 com o propósito de preservar o legado histórico-cultural de Joaquim Nabuco, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras. A Fundação dispõe de equipamentos como bibliotecas, centro de documentação, museu, editora, laboratório de restauração de documentos e obras de arte, produtora de audiovisual, cinemas, galerias de arte e centros de formação e pesquisa. Um conjunto integrado e complexo a serviço do Brasil e, em particular, da sociedade nordestina e do seu desenvolvimento.

extensao
servidores