Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reconhecimento

Alunos e professora do Campus recebem prêmio por estudo na 5ª CBEL

A 5ª edição do Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer e XIX Seminário “O Lazer em Debate” ocorreu entre os dias 10 a 12 de novembro, no IFCE.

Publicada em 18/11/2022 Atualizada há 1 ano, 1 mês

Os pesquisadores compareceram no Campus Fortaleza do IFCE para receber o prêmio e apresentar a pesquisa

As brinquedotecas estão inseridas em espaços como escolas, centros comunitários, creches, hospitais, universidades, clínicas psicológicas, dentre outros, contudo é a filosofia da instituição e o público alvo que determinarão seus objetivos. Foi com essas palavras que o estudo “Brinquedoteca: vivenciando o lúdico no IFRN Campus Natal-Cidade Alta (Unidade Rocas)” deu início ao projeto de atividades e brincadeiras lúdicas que recebeu o prêmio de melhor trabalho em Lazer e Ludicidade no 5º Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer (CBEL).

Os alunos João Paulo Targino, Brenna Bessa e Vitória Alves são do curso de gestão desportiva e de lazer do Campus Natal-Cidade Alta do IFRN e estão envolvidos no projeto da brinquedoteca que está sob a coordenação da professora Kadydja Chagas. Juntos, planejam e desenvolvem a tríade de ensino, pesquisa e extensão na brinquedoteca, atendendo escolas e comunidades da população de Natal. No CBEL, os pesquisadores compareceram no Campus Fortaleza do IFCE para apresentar a pesquisa, as atividades de extensão e os conhecimentos técnicos relacionados ao ensino para desenvolvimento do lúdico.

O Estudo

O estudo desenvolvido pela professora e alunos trata sobre o espaço brinquedoteca, tendo como objetivo resgatar o lúdico através de jogos, brinquedos e brincadeiras, possibilitando uma relação harmônica entre o brincar e o aprender para o desenvolvimento da autonomia das crianças visitantes da brinquedoteca no IFRN Campus Natal-Cidade Alta (unidade rocas). 

O projeto promove ações para a comunidade participar de forma presencial e virtual, o mais recente deles, a V Semana do Brincar marcou a primeira edição presencial do evento pós pandemia, trazendo a temática “O encantado universo das aventuras brincantes”. 

“Conclui-se, a importância do projeto em ambientes de lazer através das atividades lúdicas, com Integração, momentos de reflexão e troca de experiências. Além da  “Aprendizagem dos alunos como futuros gestores em Esporte e Lazer, promovendo o diálogo entre ensino, pesquisa e extensão”, conclui a pesquisa.

CBEL

Buscando promover reflexões e produzir conhecimentos sobre o lazer, desde 2000, inicialmente sob organização de um grupo de pesquisadores vinculados ao departamento de Educação Física da Universidade Federal de Minas Gerais, o Seminário “O Lazer em Debate”, organizado anualmente, é o principal evento acadêmico e científico do país que tem o lazer como objeto de estudo, reunindo pesquisadores das diversas áreas de conhecimento.

A 5ª edição do Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer teve como proposta o diálogo sobre os “Desafios contemporâneos do lazer: contribuições e perspectivas a partir da Gestão” e tem como organizadores o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e do Rio Grande do Norte (IFRN), em parceria com a ANPEL. A edição teve como principais ações desenvolvidas oficinas temáticas, conferências, palestras, grupos de trabalhos, apresentações artísticas e culturais e entrega de homenagens. Compareceram ao evento profissionais a nível nacional e internacional do meio acadêmico, e convidados profissionais atuantes no mercado do lazer brasileiro.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas