Aberta a avaliação de proposta de mudança do nome do Campus

Comunidade acadêmica pode avaliar a proposta através do módulo do Suap

Publicada em 30/03/2022 Atualizada há 1 ano

Proposta de mudança de nome é discutida desde 2015.

Seguindo o cronograma previsto, a eleição para a aprovação ou abstenção da proposta de mudança de nome do Campus Natal - Cidade Alta do IFRN entrou em vigor na manhã desta quarta-feira (30) e seguirá até as 22h do dia seguinte. A votação leva em conta a necessidade de mudança do nome do Campus em virtude das dificuldades de comunicação causadas pelo nome atual e o exercício em duas unidades em bairros distintos, sendo um localizado na Cidade Alta, e o outro, nas Rocas.

A comissão responsável pela discussão do nome informou que não houve novas propostas enviadas para o gabinete até o dia 28 desse mês, sendo a única, de mudança do nomeapresentada para Campus Natal - Centro Histórico, com suas respectivas unidades chamadas de Unidade Rocas e Unidade Cidade Alta. Toda a comunidade acadêmica de estudantes e funcionários está convidada para avaliar a proposta através do módulo do Suap.

Histórico do Debate

No último dia 23 de março de 2022, houve uma identificação de elementos para apresentação de propostas para o novo nome: "Natal - Centro Histórico" através do canal do YouTube do Campus Cidade Alta do IFRN. Na ocasião, o diretor-geral da unidade, Ayres Charles, participou como um dos membros da comissão. "Temos discutido o novo nome para o Campus em razão de todas as atividades acadêmicas terem sido concentradas na unidade Rocas. A proposta  foi levantada anos atrás e agora foi apresentada com um novo cronograma (...)", informou.

Em 2015, o então diretor-geral, Lerson Maia, apresentou a proposta inspirada no campus Centro Histórico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA). Na metade do ano seguinte, a comunidade acadêmica foi consultada durante o Multifóruns de Debate, sendo amplamente aceita pelos técnicos administrativos na ocasião. Em 2017, os docentes da unidade foram consultados através de um formulário digital todos os que responderam concordaram com a proposta.

O Coordenador da Comunicação, Roberto Leite, explicou que visualizava o problema de comunicação que aconteceria desde que o Campus tinha a possibilidade de descer parte de suas atividades para as Rocas, "O Campus se chama Cidade Alta e em numa situação completamente excepcional no IFRN, teríamos um Campus com duas unidades em bairros distintos e o nome estava relacionado a um desses bairros", comentou. Ao relembrar que o Instituto Federal do Rio Grande do Norte mudou de nome durante sua história, Leite, também enfatizou a variedade de maneiras usadas para se referir ao Instituto pelos nomes antigos: "quando a gente vai para o nome do Campus Natal - Cidade Alta, as possibilidades são ainda maiores (...) A proposta de mudar para Centro Histórico possibilitará se referir ao Campus como um todo, e as duas unidades, em um trabalho conjunto", finalizou.

Apresentação da Proposta: IFRN Campus Natal - Centro Histórico

Sistema Unificado de Administração Pública (Suap)

extensao
servidores