Arte

Projeto de extensão Sarau Canguleiro do IFRN destaca a produção audiovisual sobre as Escolas de Samba Potiguares

Iniciativa promovida pelo Campus Natal Centro Histórico visa impulsionar linguagens artísticas e proporciona prática profissional para alunos de Multimídia, Eventos e Produção Cultural.

Publicada por Jose Filho em 08/02/2024 Atualizada há 2 meses, 2 semanas

Trecho de vídeo produzido pelos alunos

A produção audiovisual das escolas de samba do Rio Grande do Norte ganha destaque por meio do projeto de extensão Sarau Canguleiro, desenvolvido no IFRN – Campus Natal Centro Histórico e coordenado pelo Prof. Sandoval Villaverde Monteiro.

Iniciado formalmente em 2022, o projeto tem como propósito não apenas registrar, mas também interagir, identificar, dar visibilidade e potencializar as diversas linguagens artísticas presentes entre alunos, servidores e membros das comunidades do entorno do campus, em especial nas Rocas, região marcada por desafios socioeconômicos.

Ao longo de suas seis edições temáticas realizadas entre 2022 e 2023, o Sarau Canguleiro conquistou expressiva repercussão tanto no ambiente acadêmico quanto na comunidade externa. O ponto alto do projeto foi a recente finalização, marcada pela gravação dos clipes das escolas de samba Balanço do Morro, Batuque Ancestral e Imperatriz Alecrinense.

O trabalho audiovisual resultante da colaboração entre alunos dos cursos de Multimídia, Eventos e Produção Cultural proporciona uma valiosa experiência prática, consolidando seus conhecimentos no contexto profissional. Essa iniciativa reforça o compromisso do IFRN em promover atividades de extensão que transcendem as fronteiras acadêmicas, contribuindo para a formação integral dos estudantes e estreitando os laços com a comunidade.

Link do clipe da Balanço do Morro

Link do clipe da Batuque Ancestral