Arte

Ação de pintura do mural no Campus Natal - Centro Histórico transforma espaço em galeria a céu aberto

Ação é um desdobramento do Ateliê a Céu Aberto realizado no ano passado

Publicada por Jose Filho em 18/03/2024 Atualizada há 1 mês, 1 semana

O Campus Natal - Centro Histórico do IFRN está passando por uma transformação visual com a realização da ação de pintura do mural. Com o tema "povos originários" o novo mural é uma ação de continuidade do evento Ateliê a Céu Aberto realizado ano passado. A ação só acontece agora após um atraso no recebimento do recurso via emenda parlamentar.

A pintura vem sendo realizada pelos artistas Erva Doce, Martim Onirismo e Sam, convidados pela organização do evento para dar vida às imagens que agora decoram os muros do campus. Eles foram convidados pelos alunos do curso de Produção Cultural, Vinicius Vale e Igor Urbano (Nescau), que viram na arte urbana uma oportunidade de valorizar o espaço educacional.

Pintura do Mural Povos Originários

Vernissage do Mural Artístico do IFRN Centro Histórico

Segundo Vinicius Vale, um dos alunos responsáveis pela coordenação da ação, a inspiração surgiu da vista da janela do Ateliê de Artes Visuais: "Gostaria que quando as pessoas entrassem no campus sentissem o clima de estarem em um lugar que valoriza a arte e a cultura". Ele ressalta ainda a importância da ação para sua formação: "Desenvolver a prática profissional abrindo espaço para a arte urbana em um espaço de educação é algo muito especial".

A ação já dura 6 dias e tem seu encerramento marcado para quarta-feira (20). Para marcar o lançamento oficial do mural, será realizado um Vernissage do Mural Artístico do IFRN Centro Histórico, às 15h, no Ateliê de Artes Visuais do campus.

Pintura do Mural Povos Originários

Continuidade do Mural

No ano de 2022 a pintura do mural teve início quando o tema "consciência negra", tema do Ateliê a Céu Aberto daquele ano, foi retratado nas paredes do campus. Naquela ocasião, artistas como Consuelo Vea Coroca, Sheep, Aira e Cattarina Catão deixaram sua marca no espaço.

O Ateliê a Céu Aberto é o evento mais tradicional de artes visuais do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Seu objetivo é promover a apropriação dos espaços artístico-culturais como lugares de produção artística, reflexão e apreciação estética, contribuindo para a formação estética, convivência pacífica e garantia do direito social à cultura.

Ateliê
urbana