Aula de Campo

Visita técnica leva conhecimento aos alunos da DIACON

Estudantes dos cursos de Engenharia Civil e Estradas foram a Currais Novos

Publicada por Romana Xavier em 13/11/2023 Atualizada há 5 meses, 3 semanas

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e do Curso Técnico de Estradas, na modalidade Subsequente, realizaram, no último dia 09/11, aula de campo acompanhada pelos professores Alexandre Pereira, Ênio Amorim e Sarah Costa.

Foram visitadas as instalações do Parque de Aerogeradores Cajuína II-B, em Lajes, bem como a unidade Local do DNIT, em Currais Novos. No Parque de Aerogeradores, os alunos foram recebidos pelas equipes de Segurança, de Qualidade, do Meio Ambiente e da Saúde, que apresentaram informações gerais sobre o empreendimento e dados específicos sobre segurança no trabalho, condicionantes ambientais, controle de qualidade de processos, gestão de pessoas e sobre procedimentos para seleção de pessoal.

Os alunos e docentes visitaram também as instalações do canteiro de obras da empresa, inclusive o laboratório de controle tecnológico de materiais, onde foram apresentados os equipamentos e procedimentos adotados para controle da qualidade do concreto, argamassas, solos, dentre outros.

A segunda parte da visita foi realizada à tarde, na Unidade Local do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT em Currais Novos. Na ocasião, o técnico de Suporte em Infraestrutura, Rossine Santos, explicou aos participantes sobre as competências do DNIT e a respeito das características dos trabalhos técnicos para a manutenção e aprimoramento da infraestrutura de transportes rodoviária, bem como foram destacadas, pela engenheira Fabiana Santos, as funções do Fiscal de Contratos e sobre as particularidades do servidor público atuante em cargos da área da infraestrutura.

A visita ao DNIT foi encerrada com a fala dos professores Sarah, Ênio e Alexandre, que agradeceram a atenção e a explanação. A visita técnica agregou bastante conhecimento técnico e informações sobre a prática na atuação do Técnico em Estradas e do Engenheiro Civil. Os cursos são ofertados pelo Campus Natal-Central do IFRN, através da Diretoria Acadêmica de Construção Civil (DIACON).

Aula de Campo
DNIT