Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Semana do Meio Ambiente do IFRN 2020 abre inscrições

Evento é voltado às comunidades interna e externa

Publicada em 26/05/2020 Atualizada há 1 ano

De 31/05 a 06/06, em horários variados, de acordo com a programação, acontecerá a "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020". O evento é promovido virtualmente por alunos dos cursos de graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental (IFRN - CNAT) e por estudantes de Gestão Ambiental (IFRN - Campus Mossoró) e do Mestrado em Uso Sustentável de Recursos Naturais (IFRN-CNAT). Com a coordenação do professor Jean Leite Tavares, a organização conta ainda com a colaboração do professor Lenilton (Campus Mossoró) e com a participação de palestrantes convidados do CNAT-IFRN, do IFPA, da UFERSA, da UFRN e da UECE.

Os interessados em participar do evento, que é voltado tanto para a comunidade interna, como para a externa, devem se inscrever através do site do evento: http://www.even3.com.br/smaifrn2020/. Não há limites para o número de inscritos e, posteriormente, eles receberão certificados de participação.

De acordo com o professor Jean Leite Tavares, esses eventos agregam transformação tanto no nível de conhecimento teórico quanto prático, na medida em que buscam a mudança de atitude por parte dos cidadãos: "eventos como esse visam promover o conhecimento, alertar a sociedade acerca da sua capacidade de transformação sobre o meio ambiente e impactar sobre seus processos diários de tomada de decisão, assim como ajudar a identificar problemas, buscar soluções e construir hábitos de vida mais sustentáveis. Desse modo, a "Semana do Meio Ambiente 2020" se propõe a despertar nos indivíduos uma consciência ambiental aguçada, orientada para a aplicação do conhecimento em ações que promovam saúde e bem-estar coletivos".

A iniciativa, que tem o objetivo de incentivar a formação de cidadãos críticos, conscientes e sensíveis a problemáticas ambientais, terá como tema principal "Saúde vegetal, Sustentabilidade e Saneamento em Tempos de COVID-19".  O evento terá palestras em ambiente virtual, através da plataforma Google Meet, e também contará com mesas redondas digitais. A transmissão ao vivo possibilitará a interação dos inscritos no canal do Youtube do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do IFRN http://www.youtube.com/channel/UCeNbIDTTSjQ2yGXKw-43Kxg.  A proposta é discutir temas correlatos, especialmente aqueles postos em pauta pelo Ano Internacional da Saúde Vegetal, instituído para 2020 pela Organização das Nações Unidas (ONU), contextualizado no atual período da pandemia da COVID-19.

Na programação, acontecerá também uma exposição virtual de fotos, com a qual os participantes podem colaborar através do envio de imagens da flora e da fauna potiguar. De acordo com uma das organizadoras, aluna do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Lana Alves, "a ideia é expor para as pessoas e conscientizá-las do valor e da beleza das nossas flora e fauna". Quem quiser participar da exposição, basta enviar a foto para o e-mail Engsanitariaeambiental2020@gmail.com ou através do direct do instagram no perfil @Esa_ifrn

A divulgação de conteúdo temático e interativo, como por exemplo postagens diárias e quiz temático, será realizada através do perfil do instagram: @esa_ifrn. O acesso às ações e à  programação completa será por meio do site http://www.even3.com.br/smaifrn2020/ 

 

 

 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas