Encontro com o Artista

Recital “Piano a Quatro Mãos” aconteceu nessa quinta-feira

Evento contou com a presença de alunos do campus

Publicada em 07/02/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Concerto com os pianistas Marluze Romano e Guilherme Rodrigues

O recital “Piano a Quatro Mãos” aconteceu na quinta-feira (7), às 15h30, no Auditório Pedro e Sá Leitão, no IFRN Campus Natal-Central e contou com a presença de alunos da Instituição. O evento foi uma iniciativa do Núcleo de Artes, com a finalidade de fomentar os acontecimentos culturais na escola, para que a arte esteja sempre presente no Instituto .

O repertório para piano a quatro mãos remontou à Inglaterra do séc. XVII, executado em instrumentos de teclado que precederam o piano, criado somente no séc. XVIII, por Bartolomeo Cristofori, em 1711. Desde então, muitos compositores escreveram para esta formação e, com o advento do romantismo, tendo o piano conquistado o gosto tanto dos compositores quanto do público, um vasto repertório foi composto. Para este recital foram selecionadas obras de Mozart, Brahms, Rachmaninoff e Fauré.

A formação de um pianista clássico se dá por horas incontáveis de treino solitário para apresentação individual, muito mais do que tocando em conjunto, pela própria natureza do aprendizado do instrumento e do seu vasto repertório solo. Quando dois pianistas decidem reunir-se para trabalharem juntos em um repertório de piano a quatro mãos o fazem por compartilhamento de experiências e afinidades musicais.

Este foi o objetivo primeiro que motivou os pianistas Marluze Romano e Guilherme Rodrigues para a formação do duo, que para além da composição do conjunto que integram, esperam divulgar o repertório para piano a quatro mãos. O duo já participou do projeto Solar Bela Música e, agora, nesta apresentação, homenageia os 50 anos da Escola de Música da UFRN.

extensao