Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ENERGIF

Qualifica Mais EnergIF realiza formatura de duas turmas

Cerimônia aconteceu no dia 15 de agosto, no Miniauditório Central

Publicada em 01/09/2022 Atualizada há 1 ano

O Campus Natal-Central do IFRN sediou, no dia 15 de agosto, a formatura das turmas 1 e 2 do Programa Qualifica Mais EnergIF, curso ofertado em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A cerimônia aconteceu às 19h, no Miniauditório Central no Bloco C, e contou com a presença do professor José Arnóbio, Reitor do IFRN; do professor Jonas Lemos, Diretor-geral do Campus Natal-Central; da professora Lúcia Lucio, Diretora de Extensão; do Diretor Acadêmico de Indústria, Gilson Garcia; do Coordenador do EnergIF, Glauber Costa e Ana Valda Galvão, Secretária da SEMTAS. 

A oferta de curso é vinculada ao Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e se caracteriza por ser uma linha de fomento para ofertas de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista, de Sistema de Energias Renováveis, com carga horária mínima de 200h.

Segundo a Diretora de Extensão, professora Lúcia Lúcio, o curso marca o fortalecimento de uma energia do presente estratégica para o mercado em ascensão: "Estamos participando da transformação da nossa história, num assunto tão estratégico que é a energia para o nosso estado, que vai proporcionar uma mudança na nossa indústria". 

O professor Augusto Fialho ressaltou a satisfação em participar do programa, assim como enfatizou o pioneirismo da Instituição na implementação do programa de energia fotovoltaica na Rede Federal. "O EnergIF é um programa da Setec, de desenvolvimento de energias renováveis e de eficiência energética para Rede Federal de Educação Tecnológica. Eu tenho a satisfação de participar desse EnergIF, dentro da área de energia solar fotovoltaica, eólica, biocombustíveis, eficiência energética para edificações e eficiência energética para indústria. Eu represento nosso IFRN nesse grupo de trabalho da energia solar fotovoltaica e estou coordenador da região Nordeste nessa área. Vamos ter oportunidade de criar e expandir várias ações que dizem respeito a essas áreas que eu citei dentro da Rede Federal", contou. Segundo ele, a Rede Federal tem se tornado exemplo para o todo Brasil, especialmente o IFRN, que começou a tratar da implantação desse tipo de energia em 2012. "Em 2013, nós inauguramos a primeira usina da Reitoria, de energia fotovoltaica. A partir daí, começou a implementação do programa em vários campi da nossa Instituição. Nós tivemos primeiro a aquisição de cinco usinas e depois duas outras aquisições, que completaram, não somente todos os campi do IFRN, mas também quatro expansões, ou seja, das usinas existentes, quatro foram ampliadas. Então, nós temos hoje 2.380 kw/pico de energia fotovoltaica. Somos referência no Brasil todo e na Rede Federal, algo que muito nos orgulha", relatou Fialho.

Para Ana Valda, Secretária da Semtas, a parceria com o IFRN é um caminho para gerar empregos. "Com essa parceria, estamos caminhando juntos. Temos o centro de trabalho e empreendedorismo, onde nós damos cursos para a população e encaminhamos também vocês para o mercado de trabalho. A gente sempre está cadastrando empresas e fornecendo essas vagas. Espero que a gente continue com essa parceria em outros cursos", explicou a secretária.

O curso de qualificação profissional de Eletricista, de Sistema de Energias Renováveis atende aos objetivos do Programa EnergIF, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação (Mec), que tem por objetivo adotar medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como na ampliação da oferta de cursos por suas unidades.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo e-mail qualificamais.cnat@ifrn.edu.br ou pelo telefone 4005.9998. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas