E-SPORTS

Publicado resultado final de seleção de bolsistas para torneios de jogos eletrônicos interescolares

Além dos alunos contemplados com bolsas, voluntários foram selecionados

Publicada em 23/06/2022 Atualizada há 12 meses

Nesta quinta-feira, 23 de junho, foi publicado o resultado final da seleção de bolsistas e voluntários para torneios do JEDI, os Jogos Eletrônicos do IFRN. O evento, que possibilitou momentos de disputa e integração entre os servidores do IFRN, agora se transformou em uma ação da Diretoria de Extensão (Direx) do Campus Natal-Central (CNAT).

Os estudantes selecionados deverão comparecer à Diretoria de Extensão no dia 23 de junho, até as 16h, para planejamento das atividades, eventos, oficinas, seletivas e torneios.

Na edição deste ano, foram disponibilizadas 330 vagas ao todo, sendo 110 ofertadas para estudantes de escolas públicas municipais, outras 110 para estudantes de escolas públicas estaduais e 110 vagas para o público do IFRN (servidores e alunos), todos da região metropolitana de Natal. As vagas foram distribuídas entre os jogos League of Legends, Clash Royale, Fifa 2022, Just Dance e Steet Fighter.

Jogos eletrônicos: os e-sports

Os jogos eletrônicos estão presentes no cotidiano da maioria dos jovens adultos e adolescentes, sendo uma realidade advinda da geração tecnológica, que acompanhou durante a infância o surgimento e a popularização dos consoles e jogos para PC, bem como o uso da internet dentro dos lares. O alcance dos games em níveis casuais e competitivos vêm avançando exponencialmente nos últimos anos. Tendo este cenário em mente, os  servidores do IFRN organizaram os JEDI, que, em um formato diferente, já ocorria desde meados de 2013, com o nome de IF Cyber Games. A iniciativa promovia disputas de esportes eletrônicos (ou e-sports) de ação, luta, esporte, simulação, estratégia, corrida, música e dança. Podendo ser considerado também um instrumento educacional, o esporte também corrobora para uma melhora da qualidade de vida dos estudantes e da comunidade esportiva em geral.

"Os jogos eletrônicos de padrão competitivo seguem a mesma dinâmica dos esportes tradicionais, num ambiente de confronto organizado entre participantes que disputam torneios de alto nível, seja em competições individuais, seja em competições em equipe, com um público expectador cada vez mais crescente e com premiações diversas", explica Renan César, autor do projeto de extensão. Esse é o caso dos torneios internacionais Evolution Championship Series (EVO), Major League Gaming (MLG), Electronic Sports World Convention (ESWC), The International (DOTA), Cyberathlete Professional League (CPL), World Cyber Games (WCG) e os torneios nacionais LBFF (Liga Brasileira de FreeFire), CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), Campeonato Brasileiro de Counter-Strike (CBCS), Comic Con Experience (CCXP), BGS (Brasil Game Show) e a Liga Nacional de Futebol Eletrônico (LNFE).

Outras informações acerca dos JEDI podem ser obtidas pelo e-mail jedi.ifrn@gmail.com ou pelo contato de WhatsApp (84) 98785-0056.

Acesse:

extensao