Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

RECONHECIMENTO

Projetos do Campus Natal-Central conquistam prêmios na SECITEX 2017

Os resultados foram obtidos no CONGIC, Simpósio de Extensão e na Olimpíada de Robótica

Publicada em 05/12/2017 Atualizada há 1 ano

Foto: Rommel - Ilha de Santana (Caicó)

Alunos e professores do Campus Natal-Central foram classificados entre os primeiros lugares nas categorias premiadas nos diversos eventos científicos que integraram a Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN (Secitex), ocorrida de 28 a 30 de novembro, no Campus Caicó.

Na Mostra Tecnológica, o Campus obteve o 1º lugar com a pesquisa de um novo equipamento para separação mineral, produzida por Daniel Nunes da Silva, sob orientação do prof. José Yvan Pereira Leite. Com essa colocação, o trabalho foi credenciado para participar de uma das maiores feiras de ciências e tecnologia do mundo, a Infomatrix América Latina.

No V Simpósio de Extensão, o CNAT teve um projeto premiado na categoria pôster e dois na categoria mostra. No primeiro caso, trata-se de uma ação realizada pelo Núcleo de Extensão e Prática Profissional em Segurança do Trabalho, intitulada “Noções básicas de atendimento pré-hospitalar: no IFRN Solidário”, de autoria da aluna Rayssa Katarina de Melo Lins Barreto.

Um dos projetos premiados na Categoria Mostra no Simpósio, coordenado pela professora de Biologia da DIAC, Adriana Câmara, consiste em aulas experimentais de Ciências para alunos da rede pública de ensino que, só este ano, atendeu 12 escolas municipais de Natal, entre os meses de julho e novembro, perfazendo um total de 510 alunos contemplados. O segundo projeto de extensão premiado pelo CNAT foi o Curso de Cuidador de Idosos, apresentado pelo professor Ramon Evangelista, e que integra o Programa Mulheres Mil.

Já no Congresso de Iniciação Científica (CONGIC), que contemplou 16 premiações ao todo, o Campus Natal-Central conquistou dois prêmios na categoria pôster. Na grande área de Ciências da Saúde, a conquista foi obtida pelo estudo de caso realizado com os profissionais eletricistas do CNAT, intitulado “Estresse e qualidade de vida no trabalho”, de autoria das alunas Raiza Freitas de Oliveira, Amanda Katyani Alves de Lima, Rayssa Katarina de Melo Lins Barreto e Sâmara Dalliny Queiroz de Souza, sob orientação da prof.ª Thelma Rabelo.

Na área das Engenharias, o prêmio veio para o “Estudo da exequibilidade técnica de argamassas produzidas com resíduo proveniente do beneficiamento de caulim em substituição parcial ao agregado natural”, de Yasmin Iara Cruz Nogueira, orientado pelos docentes Edilberto Vitorino e Márcio Varela.

Por fim, a III Olimpíada de Robótica, que contou com a participação de equipes de 10 campi, com provas que exigiam lógica, cálculo, conhecimentos de informática e espírito de grupo, a equipe do Laboratório de Informação, Comunicação e Automação (LAICA) se classificou em 3º lugar, obtendo 200 pontos.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas