Extensão

Projeto "PRA TU RN" beneficia assentamentos rurais e foca em turismo gastronômico na Ribeira

Iniciativa, que é fruto de pareria entre IFRN e INCRA, está em fase inicial

Publicada em 22/04/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Firmado no final do ano de 2020, através de um Termo de Execução Descentralizada (TED), o PRA TU RN é um projeto de parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) para o desenvolvimento de uma central de abastecimento e comercialização de produtos originários de assentamentos rurais. O convênio entre as instituições, através do Campus Natal-Central, conta com o apoio da FUNCERN e é coordenado pelo seguinte grupo de professores: Lúcia Lúcio (Coordenadora do Projeto), Melquíades Pereira (Coordenador de Gestão), Marli Tacconi (Coordenadora de Processos e Logística), Marcos Aurélio (Coordenador de Finanças) e Carlos Guedes (Coordenador de Construção Civil).

Segundo o professor Melquíades Pereira, Diretor de Extensão do CNAT e Coordenador de Gestão do projeto, haverá um aproveitamento das potencialidades de cada assentamento rural: “Serão explorados os potenciais de produção de cada assentamento, como a produção de ovos, hortaliças, derivados do leite e a criação de animais como aves, peixes e bovinos. Além das produções, é importante destacar o desenvolvimento de uma infraestrutura personalizada para a venda dos produtos e de um selo de referência, a elaboração de um espaço gastronômico no bairro da Riberia, em Natal, como as principais ações”.

Ações essas que vão acontecer nos próximos dois anos, prazo de vigência da parceria, contado a partir de janeiro de 2021, quando o projeto teve início efetivamente. Atualmente, o programa está na fase de diagnóstico e desenvolvimento de solução arquitetônica. Nesta etapa, todas as ações estão vinculadas aos critérios de segurança para que o projeto possa ocorrer, de forma adequada e em respeito às normas vigentes, desde a coleta de dados à implementação da Central, na sede da Ribeira.

Por sua localização estratégica, a Central PRA TU RN, de acordo com Lúcia Lúcio, também se destacará como um ponto turístico. De acordo com a docente, “Espera-se que o projeto possa produzir um ambiente de referência estadual no campo do turismo, com marcas consolidadas em aspectos sociais e ambientais para o homem do campo. Além disso, esse ambiente será espaço de apoio para a promoção das atividades dos assentamentos com vistas à inovação. Espera-se ainda a construção de rede de relacionamento comercial que possa ser fortalecida e perpetuada por meio de um modelo de cadeia de negócio replicável para outros estados do país, com um desenho inteligente de arquitetura de rede e uso de tecnologia. Almeja-se que todo esforço investido em inovação de ferramenta e processos possam produzir eficiência no desenvolvimento das atividades dos 286 assentamentos e que isso possa impactar diretamente a realidade de mais de cem mil pessoas”.

extensao