Projeto de visita ao Museu de Minérios do RN abre para agendamento de escolas

Ação, que acontece de forma remota, utiliza teatro de bonecos

Publicada em 11/06/2021 Atualizada há 12 meses

O projeto “Encantando e aprendendo: o teatro vai ao museu”, de autoria da professora Narla Musse, geóloga e doutora em Educação, estará de volta com as atividades remotas, em virtude da pandemia, a partir de 01/07/2021. Os professores, pedagogos, coordenadores e diretores de escolas que tenham interesse em agendar a visita on-line ao Museu de Minérios já podem fazê-lo através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe0oUHJ1beJ-KFYQyK2xiP95FcfyUvFMdZm4QqSDKYRdGaILQ/viewform

O projeto ensina que brincadeira deve ser levada à sério. Na boca dos bonecos fantoches, a diversão e o colorido dão forma ao conhecimento sobre minerais. Nos olhos das crianças, olhar atento a cada informação que os personagens animados transmitem. E assim, o aprendizado se transforma em encantamento e diversão.

Encantamento que transforma as informações a respeito dos bens minerais do Museu de Minérios do RN em conhecimento concreto e divertido, através do Teatro de Bonecos. Com o objetivo de possibilitar a compreensão dos conteúdos técnicos sobre os minerais e contribuir com a divulgação do Museu de Minérios, o projeto utiliza essa ferramenta lúdica, que tem atraído cada vez mais o público infantil.

A iniciativa para o surgimento do projeto veio a partir da percepção de que os alunos do ensino fundamental não manifestavam interesse durante as visitas tradicionais “Percebemos que os alunos do ensino fundamental não ficavam muito motivados durante as visitas presenciais que eram realizadas ao museu. Assim pensamos em uma estratégia de despertar o interesse deste público, utilizando o teatro de bonecos”, contou a docente.

Uma ideia que transformou as visitas ao Museu de Minérios do RN em entretenimento inteligente. Em tempos de pandemia, a ferramenta lúdica foi também o fator-chave para que as escolas com ensino remoto tivessem uma aula inesquecível. A visita virtual com o Teatro de Bonecos foi uma forma inovadora de tornar o encontro único: “Este projeto possibilitou que alunos de quatro escolas diferentes pudessem ir ao museu durante o tempo de isolamento social, intermediados pelas apresentações remotas, nas quais os bonecos tornaram as atividades da visita virtual ao museu muito mais atraentes e repleta de significados. Assim durante a pandemia, estas atividades foram realizadas via plataforma Google Meet”, explicou a professora Narla Musse.

E assim, atualmente, através de atividades remotas, o projeto cada vez mais aproxima o conhecimento dos estudantes, quebrando paradigmas e mostrando que a ida ao museu pode e deve ser um programa atrativo: “Acredito que o diferencial do projeto é exatamente atrair o público para o museu, utilizando uma ferramenta lúdica e divertida, fazendo com que os alunos do ensino fundamental sejam estimulados a visitarem os espaços de cultura como museus, desconstruindo uma visão de que os museus são locais sem graça e sem atrativos”, enfatiza a docente.

extensao