EXTENSÃO
Projeto de extensão do Campus Natal - Central oferece ensino da matemática durante a quarentena
Cursos de matemática básica e resoluções de questões do ENEM estão sendo ofertados pelo CNAT
Publicada em 28/05/2020 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Tendo em vista a dificuldade relacionada à aprendizagem da disciplina de matemática, apresentada pelos alunos de escolas públicas, ou mesmo de pessoas que se encontram há muito tempo longe da sala de aula, uma equipe de professores do IFRN desenvolveu um projeto de extensão para auxiliar esses grupos com um reforço educacional. Intitulado como Matemática Básica - Um Auxílio aos Nossos Estudos em Tempo de Pandemia, ele tem como objetivo contribuir com o processo de ensino-aprendizagem da matemática, bem como despertar o interesse de estudantes e/ou pessoas que estão enfrentando problemas com ociosidade e desmotivação em razão da pausa no calendário acadêmico do IFRN.
O Matemática Básica é coordenado pela professora Enne Karol, contando ainda com a colaboração dos professores orientadores Francisco Medeiros, do Campus Natal - Central, e Adriana Lima, do Centro Universitário de Salvador (UNICEUSA). O projeto conta com três linhas de atuação, que são: 1) cursos desenvolvidos de maneira online com conteúdos relacionados à matemática elementar e ao ENEM; 2) uma página no Instagram chamada @monitoriaannway, que conta com lives, notícias e postagens relacionadas ao conteúdo matemático; e 3) relações da matemática básica com o ensino de química.
O projeto já está em andamento com várias atividades, como um curso inicial para 60 alunos com foco em princípios de matemática, que esteve sendo ministrado no mês de maio para alunos de dentro e de fora do IFRN. As inscrições para o segundo curso de matemática básica (através do perfil do Instagram @monitoriaannway) podem ser realizadas até o dia 29 de maio. As aulas acontecerão entre os dias 1º e 12 de junho, com limite de vagas para até 30 alunos. Também está programado mais um curso de matemática básica (voltado para alunos que cursam alguma disciplina de química), que será ministrado de 15 a 30 de junho. As inscrições para este curso estarão abertas de 10 a 12 de junho. Por fim, haverá um módulo de resoluções de questões do ENEM a ser iniciado em julho, e que também terá como público alvo alunos internos e externos ao IFRN.