Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

SUSTENTABILIDADE

Projeto Arboriza IFRN CNAT oferece oficina para 29 alunos de 12 países diferentes

Intercambistas do programa AFS Global STEM Academies participam de uma oficina de produção de mudas e de reuso

Publicada por Davi Silva em 25/06/2024 Atualizada há 5 dias, 7 horas

Na última terça-feira, 18, o projeto Arboriza IFRN CNAT promoveu uma oficina de produção de mudas e inaugurou o Conselho das Árvores com a participação de alunos intercambistas do programa AFS Global STEM. O evento aconteceu no Bosque Calixto, que visa ser um espaço para reuniões, aulas, oficinas, confraternizações e atividades focadas na redução, produção de mudas e plantio de árvores, com ênfase na preservação ambiental.

A oficina foi conduzida pela professora de Português Língua Adicional, Iaçonara Albuquerque, e pela aluna Maria Paula Bicarato Graciolli, do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (PPgUSRN - IFRN/CNAT), ambas integrantes do projeto Arboriza IFRN CNAT. A atividade contou com o apoio de voluntárias como Luciana K. Soares da Silva e Maria Elaine da Silva, que colaboraram nos preparativos, na execução e na organização posterior do evento, refletindo o espírito de extensão e voluntariado.

Durante a oficina, os intercambistas exploraram o bosque, cortaram sacos de 1 kg doados e coletados pela política de reuso do Campus Natal-Central preencheram os sacos com substrato, transplantaram mudas nascidas aos pés das árvores do bosque, organizaram o canteiro de mudas e escreveram mensagens para o Conselho das Árvores. As mudas utilizadas foram de Adenanthera pavonina, também conhecida como “tento acácia”, uma árvore asiática adaptada ao Brasil. O transplante das mudas simbolizou o acolhimento dos alunos asiáticos presentes no evento. A oficina foi realizada em inglês, a língua oficial do evento, mas os alunos também puderam escrever em suas línguas nativas.

O Campus Natal-Central tem apoiado o AFS Global STEM Academies desde sua primeira edição, quando as professoras Iaçonara Miranda de Albuquerque e Luzimar Silva submeteram o projeto para análise e aprovação do corpo docente. Este ano, o programa recebeu 13 alunos de diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Hungria, Reino Unido, China, Japão, Indonésia, Malásia, Azerbaijão, África do Sul, Egito e Índia.

O intercâmbio tem duração de um mês e visa aprofundar os conhecimentos dos alunos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), enquanto eles conhecem novas culturas e lugares. Em Natal, os alunos participam de estudos, visitam pontos turísticos e aprendem um pouco da língua portuguesa.

AFS Intercultura Brasil

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio, desenvolvendo cidadãos globais em parceria com o CNAT e outras instituições, como o IFRN - Campus Zona Norte, a UFRN e o Instituto do Cérebro.

Palavras-chave:
AFS
Arboriza IFRN CNAT

Notícias relacionadas