SUSTENTABILIDADE

Projeto Arboriza IFRN CNAT oferece oficina para 29 alunos de 12 países diferentes

Intercambistas do programa AFS Global STEM Academies participam de uma oficina de produção de mudas e de reuso

Publicada por Davi Silva em 25/06/2024 Atualizada há 5 dias, 7 horas

Na última terça-feira, 18, o projeto Arboriza IFRN CNAT promoveu uma oficina de produção de mudas e inaugurou o Conselho das Árvores com a participação de alunos intercambistas do programa AFS Global STEM. O evento aconteceu no Bosque Calixto, que visa ser um espaço para reuniões, aulas, oficinas, confraternizações e atividades focadas na redução, produção de mudas e plantio de árvores, com ênfase na preservação ambiental.

A oficina foi conduzida pela professora de Português Língua Adicional, Iaçonara Albuquerque, e pela aluna Maria Paula Bicarato Graciolli, do Mestrado Profissional em Ciências Ambientais (PPgUSRN - IFRN/CNAT), ambas integrantes do projeto Arboriza IFRN CNAT. A atividade contou com o apoio de voluntárias como Luciana K. Soares da Silva e Maria Elaine da Silva, que colaboraram nos preparativos, na execução e na organização posterior do evento, refletindo o espírito de extensão e voluntariado.

Durante a oficina, os intercambistas exploraram o bosque, cortaram sacos de 1 kg doados e coletados pela política de reuso do Campus Natal-Central preencheram os sacos com substrato, transplantaram mudas nascidas aos pés das árvores do bosque, organizaram o canteiro de mudas e escreveram mensagens para o Conselho das Árvores. As mudas utilizadas foram de Adenanthera pavonina, também conhecida como “tento acácia”, uma árvore asiática adaptada ao Brasil. O transplante das mudas simbolizou o acolhimento dos alunos asiáticos presentes no evento. A oficina foi realizada em inglês, a língua oficial do evento, mas os alunos também puderam escrever em suas línguas nativas.

O Campus Natal-Central tem apoiado o AFS Global STEM Academies desde sua primeira edição, quando as professoras Iaçonara Miranda de Albuquerque e Luzimar Silva submeteram o projeto para análise e aprovação do corpo docente. Este ano, o programa recebeu 13 alunos de diversos países, incluindo México, Estados Unidos, Trinidad e Tobago, Hungria, Reino Unido, China, Japão, Indonésia, Malásia, Azerbaijão, África do Sul, Egito e Índia.

O intercâmbio tem duração de um mês e visa aprofundar os conhecimentos dos alunos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), enquanto eles conhecem novas culturas e lugares. Em Natal, os alunos participam de estudos, visitam pontos turísticos e aprendem um pouco da língua portuguesa.

AFS Intercultura Brasil

O AFS Intercultura Brasil é uma organização internacional, voluntária, não governamental e sem fins lucrativos, que oferece oportunidades de aprendizagem intercultural por meio de programas de intercâmbio, desenvolvendo cidadãos globais em parceria com o CNAT e outras instituições, como o IFRN - Campus Zona Norte, a UFRN e o Instituto do Cérebro.

AFS
Arboriza IFRN CNAT