Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Reunião

Primeira reunião de gestores do ano conta com presença de alunos

Alunos de Etetrotécnica apresentaram proposta para acompanhamento do descarte de componentes eletroeletrônicos do Campus

Publicada em 27/01/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Os alunos William Souza, Matheus Teixeira, Breno Silva e Abílio Gabriel Maia participaram da primeira reunião de 2016 do colégio gestor. Na ocasião os estudantes apresentaram um projeto que visa acompanhar o descarte do lixo eletroeletrônico produzido pelo campus. A direção-geral do campus parabenizou a iniciativa, a qual também vem sendo investida, há algum tempo, pelo CNAT.

O projeto conta com uma ação de conscientização da comunidade acadêmica para o uso responsável dos equipamentos eletroeletrônicos. Segundo os próprios alunos, o descarte de parte desse material se dá de forma prematura, o que vem aumentando muito a produção lixo eletrônico no mundo inteiro. 

O reconhecimento do material descartado, no sentido de identificar as possibilidades de reutilização dos mesmos também está presente no projeto. “Em não havendo condições de reutilização desse material, ele passará por uma tipificação e separação; para, dessa forma, criar condições para um descarte sustentável”, observam os estudantes de Eletrotécnica.

Professor José Arnóbio, diretor geral do campus, afirma que esse tipo de ação é de suma importância e precisa envolver toda comunidade acadêmica, além de oportunizar a interdisciplinaridade, “já que envolverá três áreas acadêmicas distintas, as diretorias de pesquisa e extensão, professores e técnicos-administrativos”, disse. O diretor também reafirma a intenção do campus em manter e viabilizar projetos dessa natureza, por entender que o Instituto precisa cumprir com a sua função social “e investir, cada vez mais, na formação dos alunos, de forma que essa formação seja sempre o diferencial para ele, no mundo do trabalho. Além disso, essa ação contará com a parceria de profissionais das áreas de informática, eletroeletrônica e química do campus", finaliza o diretor. 

 
Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas