Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Crise

Palestra "A Pandemia no Contexto da Crise Ecológica" ocorre hoje, 01/06

Ação faz parte do evento virtual "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020"

Publicada em 01/06/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto cedida

Nesta segunda-feira, 01/06,  a "Semana do Meio Ambiente IFRN 2020" terá mais uma palestra em sua programação. Hoje à noite, será a vez do palestrante convidado, professor Alexandre Araújo Costa, bacharel e mestre em Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). O docente, que é PhD em Ciências Atmosféricas pela Colorado State University, com pós-doutorado pela Yale University, vai trazer para o público o tema "A Pandemia no Contexto da Crise Ecológica".

Segundo o professor Alexandre Araújo, a apresentação, que está programada para acontecer às 19h, através do Google Meet, irá abordar a pandemia e outras questões da crise no mundo: "Primeiro, mostraremos como a relação predatória com o meio ambiente termina sendo uma "fábrica de epidemias". Com o desmatamento, associado à expansão da fronteira agropecuária, mineração e outras atividades, multiplicamos o contato de nossa espécie e de animais domesticados, com vírus endêmicos a espécies silvestres, possibilitando que esses vírus saltem até nós". Além dessas temáticas, o palestrante vai estabelecer uma relação do contexto atual com a "emergência sanitária" e com a "emergência climática".

O objetivo mais importante da palestra é compartilhar conhecimento com a sociedade sobre a crise da pandemia e seus reflexos: "Nosso principal objetivo é exatamente elevar o nível de percepção das pessoas para a dimensão, as interconexões e a profundidade da pandemia. Espero que as pessoas percebam que o modo de vida atual, insustentável, favorece o surgimento de epidemias até mais contagiosas e mais letais do que a Covid-19, bem como o risco de pandemias coincidirem com grandes catástrofes climáticas".

A ação será realizada de forma que os participantes do evento possam, posteriormente, interagir com o palestrante. De acordo com o professor, após a exposição inicial, será a vez do diálogo: "Teremos prazer em interagir com o público, respondendo às perguntas que surgirem, na medida do possível", esclarece ele. A palestra será transmitida ao vivo, através do canal dos alunos do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do Campus Natal-Central do IFRN (ESA-CNAT-IFRN):  http://www.youtube.com/channel/UCeNbIDTTSjQ2yGXKw-43Kxg.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas