Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NEGEDI

Negedi retoma atividades na comunidade indígena de Catu

Projeto promove diálogos formativos e pedagógicos com mulheres indígenas e quilombolas

Publicada em 11/10/2022 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Negedi) retomou suas atividades presenciais de extensão e pesquisa no IFRN no último dia 8 de outubro, na Comunidade Indígena de Catu dos Eleotérios, no município de Goianinha/RN. A atividade faz parte do projeto de extensão desenvolvido pelo núcleo, intitulado: "Diálogos interseccionais de gênero, raça e sexualidade em uma perspectiva decolonial do conhecimento".

O projeto nas comunidades tradicionais com mulheres indígenas e quilombolas tem por finalidade promover encontros (rodas de diálogo), com caráter formativo e pedagógico sobre os temas de gênero, cidadania, diversidade e meio ambiente, entre outras temáticas, definidas pelos participantes em planejamento.

O Negedi desenvolve estas ações desde 2015, nas comunidades de Catu e Acauã, e conta com o apoio do Campus Natal-Central do IFRN e das comunidades líderes envolvidas, além de profissionais e lideranças sociais do movimento de mulheres do Rio Grande Norte, que participam como convidadas nos debates.

O último encontro teve como foco a saúde emocional e psicológica, por meio da temática "As mulheres negras e indígenas no pós-pandemia". O encontro contou com a participação da psicóloga Marcela Costa, militante feminista negra e estudiosa do assunto. No evento, também foram discutidos o planejamento de ações e temas a serem desenvolvidos nos próximos encontros. A atividade faz parte das ações desenvolvidas pelo Núcleo para valorizar e apoiar a cultura, saberes e conhecimentos, em especial sobre as mulheres indígenas que são a matriz e força propulsora da mãe terra. 

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas