Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

NEGÊDI

Negêdi realiza ação de extensão na comunidade Acauã

Atividade faz parte do projeto "Diálogos interseccionais sobre gênero, raça e sexualidade em uma perspectiva decolonial"

Publicada em 31/10/2022 Atualizada há 1 ano

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação, Gênero e Diversidade (Negêdi) realizou, no dia 22 de outubro, uma ação de extensão com as mulheres do quilombo do Acauã, em Poço Branco (RN). O encontro marcou a volta das atividades na comunidade, que são realizadas desde 2015 e foram suspensas durante o período da pandemia de Covid-19. 

A atividade faz parte do projeto de extensão "Diálogos interseccionais sobre gênero, raça e sexualidade em uma perspectiva decolonial", que tem como objetivo debater temas relacionados ao cotidiano das mulheres da comunidade envolvida, como saúde, direitos, educação, trabalho e geração de renda. Para Socorro Silva, coordenadora do projeto, as intervenções em Acauã são pautadas em uma perspectiva interseccional e multidisciplinar, articuladas nos eixos de combate ao machismo, racismo, sexismo, homofobia e outras formas de violências, discriminação e preconceitos. 

A programação teve início com uma roda de diálogos, que contou com a participação da psicóloga Marcela Costa. Durante a discussão, Marcela falou sobre as mudanças psicológicas e emocionais que afetaram a saúde e o bem-estar das mulheres negras durante a pandemia, além de apresentar meios de enfrentar os novos desafios surgidos na realidade pós-pandêmica. 

Após a roda de diálogos, houve dinâmica e discussão sobre os passos trilhados e planejamento de melhorias na comunidade. Além disso, a coordenadora do projeto, Socorro Silva, aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe presente.

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas