EXPOTEC 2015

Meio ambiente e tecnologia: projetos que você precisa conhecer na Expotec 2015

Cultura, lazer, programação musical e arte também fazem parte da programação

Publicada em 25/02/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Catarina Freitas

A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec) do Campus Natal Central do IFRN é o melhor lugar para integrar os diversos grupos e áreas de conhecimento atuantes na Instituição. Cultura, lazer, tecnologia, programação musical, arte e meio ambiente, tudo em um só lugar.

A Expotec existe desde a década de 80 e visa levar à comunidade externa e interna os conhecimentos que são produzidos através de pesquisa, ensino e extensão do campus.

Projetos legais não faltam. Já ouviu falar em códigos e linguagem de computador? Que tal um aplicativo para incentivar os jovens e adolescentes a entrarem no mundo da programação? Pois é, existe. Os alunos do CNAT desenvolveram um jogo que estimula a juventude a se interessar pelo assunto e ele pode ser conferido na exposição.

“Todo ano a gente faz um desafio, onde as pessoas aprendem a jogar e, nessa plataforma, tem toda uma lógica onde os jovens vão programar os jogos e submeter a um desafio. Os melhores colocados acabam recebendo prêmios”, explica um dos membros do Gamedu, Jefferson Augusto.

O meio ambiente também não poderia ficar de fora. O bosque do campus é um dos atrativos para alunos, funcionários e visitantes, e como forma de tornar conhecida as espécies existentes na flora do CNAT, um grupo de alunos montou na Expotec o ‘cantinho do bosque’. Agradável, confortável e terapêutico, o lugar é uma ótima recomendação para quem visita o evento.

“É importante falarmos das áreas verdes nas cidades. Elas deixam tudo mais arejado e menos quente, além da importância desses ambientes como alternativas para quem quer 'desopilar a mente' depois de um dia de trabalho”, esclarece a aluna de Controle Ambiental, Maria Carolina.

E no espaço criado pelo grupo de estudantes tem até arteterapia. “Aqui o visitante pode realizar pinturas junto com espécie da caatinga e do nosso bosque, uma forma de relaxar”, acrescenta a estudante.

A Expotec termina nesta quinta-feira (25). Esse ano, a feira traz como tema “Luz, Ciência e Vida”, seguindo a orientação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

extensao