MAIS CULTURA
Mais Cultura nas Universidades: IFRN terá Festival de Canção Popular
Conheça mais uma proposta do Campus Natal Central aprovada no plano. Meta é levar festival para todos os campi
Publicada em 24/07/2015 ― Atualizada em 29 de Março de 2023 às 21:38

O Festival da Canção Popular é mais uma proposta aprovada no Projeto Mais Cultura nas Universidades. O professor Leão Neto, coordenador e idealizador do projeto foi entrevistado pela Equipe da Comunicação Social do Campus Natal Central e contou alguns detalhes.
O professor explica que esse é um sonho antigo, mas só veio se tornar realidade depois do lançamento do Mais Cultura. “O desejo de fazer esse festival é bem antigo, ele cresceu diante das minhas vontades enquanto professor e músico. Com o surgimento da oportunidade, submetemos a proposta e deu certo”.
O festival vai acontecer em duas etapas: semifinais, que vão ser realizadas nos próprios campi do IFRN, e a final no Natal Central. As semifinais serão compostas por uma seleção das 15 melhores músicas daquele campus que serão apresentadas e gerarão no final o ‘top 3’ daquele lugar. A melhor desse ‘top 3’ vai disputar a final no CNAT. Cada campus participante formará a sua Coordenação Local do Festival, que atuará em conjunto com a Coordenação-Geral.
Leão explica que “o intuito é dar oportunidade a todos os atores do IFRN de mostrarem seu talento”, e ressalta que os participantes “devem inscrever composições e apresentações inéditas em qualquer gênero textual”.
Sobre as datas, Leão esclarece que o andamento do projeto vai depender de uma reunião que está prestes a acontecer em breve. “Não existe um início do projeto porque depende da articulação do plano de cultura. Quando tivermos a reunião e o recurso chegar, começaremos a colocar em prática. O plano será executado em 12 meses”, disse.
Qualquer professor, alunos ou administrativo do IFRN poderá participar do Festival. O professor detalha que “a final do Festival será composta por uma apresentação que contará com o apoio de uma orquestra profissional e toda uma estrutura propícia para a gravação de um CD, que será distribuído nos campi”, finaliza.
A Comunicação Social do CNAT ficará acompanhando o desenvolvimento das propostas, fazendo atualização de cada ação e informando à comunidade acadêmica.
- Palavras-chave:
- extensao