Copa do Mundo

Programa é voltado para escolas das cidades-sede da Copa 2014

Publicada em 10/02/2014 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Solenidade de abertura. Fotos: Arilene Lucena

Na manhã dessa segunda-feira, 10/02, às 08h30, aconteceu o lançamento do projeto “FIFA 11 pela Saúde”, no Campus Natal Central. A abertura ocorreu no miniauditório com representantes da Reitoria do IFRN, do Campus Natal Central, dos Ministérios da Educação, Saúde e Esportes e das secretarias municipais e estaduais de Saúde e  Educação.

O Diretor do Campus Natal Central, professor Arnóbio de Araújo Filho, recebeu os presentes com uma mensagem de boas-vindas: “É com muita satisfação que recebemos a visita de vocês. Sou formado em Educação Física e acredito que o esporte, junto a outras políticas públicas, é elemento de transformação social.  Gostaria de desejar a vocês, que vieram do Ceará, da Bahia e do Pernambuco, um bom aproveitamento da nossa cidade e também desse momento de aprendizagem proporcionado nesse evento. Sejam muito bem-vindos a Natal!”.

Durante o evento, o responsável pelo treinamento, professor Diogo Neto, lembrou do início do projeto e da importância que ele tem para as crianças: “É um prazer muito grande estar aqui hoje. Em Curitiba foi o primeiro projeto, o piloto. Hoje no Brasil temos 11 temas específicos e o objetivo é passar mensagens de saúde através do futebol. Vocês serão repetidores disso em suas cidades e nós teremos avaliação de antes e depois do projeto. Um de nossos temas, por exemplo, é prevenção de acidentes. Nós adaptamos as temáticas à realidade de cada país. É uma honra e privilégio para todos nós participar.”

Participação que pode trazer, dentre outros benefícios, a políticas de transformação social. De acordo com o Secretário de Lazer, Esporte, Cidadania e Cultura, Eduardo Machado: “O principal legado vai além do estádio e da mobilidade urbana, é o poder de transformação social. Pode até nem ser o melhor, mas o caminho mais curto, inclusive de combate às drogas, é o esporte. Estamos, portanto, à inteira disposição do projeto e do professor Beto Cabral para o que for necessário”.

FIFA pela saude 2

O programa será implantado em escolas dos municípios que sediarão a Copa do Mundo 2014, voltado para crianças entre 11 e 12 anos de idade, visando encorajar a atividade física através do futebol e promover hábitos saudáveis a fim de prevenir ou minimizar fatores de risco de doenças.

Participam do treinamento, que segue até dia 14 de fevereiro, 88 professores oriundos de escolas de Natal, Recife, Salvador e Fortaleza, além de oito instrutores FIFA de Curitiba. Em cada escola onde for implantado o programa haverá 11 sessões de 90 minutos cada uma com dois tempos distintos de 45 minutos, como numa partida de futebol, ao longo de 13 semanas. No primeiro tempo, chamado de “Jogue futebol”, serão ensinadas às crianças habilidades específicas do esporte. A segunda etapa, batizada de “Jogue limpo”, focará na educação sanitária e ajudará as crianças a desenvolver comportamentos saudáveis.

extensao