SECITEX 2016

ITNC realiza I Prêmio de Empreendedorismo do Instituto

Primeira edição aconteceu durante a Secitex

Publicada em 29/11/2016 Atualizada há 1 ano

Em parceria com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPI), a Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) realizou o I Prêmio de Empreendedorismo Inovador do IFRN, com o objetivo de promover o espírito empreendedor em alunos de todos os campi. A primeira edição do Prêmio aconteceu durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN  (Secitex), que ocorreu de 23 a 26 de novembro.

Com 135 inscritos, os alunos participantes tiveram de formar grupos de até quatro componentes, de cursos e habilidades diferentes para desenvolver uma proposta empreendedora. Em uma maratona de aproximadamente 60h, os alunos aspirantes a empreendedores desenvolveram 17 negócios inovadores para resolver os mais variados problemas existentes na atualidade.

Nos quatro dias de evento, os participantes assistiram às palestras, oficinas e workshops para capacitação pessoal e desenvolvimento dos negócios.

As capacitações contaram com:

Palestra "Hackear para inovar", com o sócio-empreendedor da Mango, José Anchieta, que logo em seguida iniciou a oficina “Criativação”;

Treinamento "Canvas para a modelagem do negócio" com o professor e empreendedor Gileno Negreiros, da Universidade Potiguar (UnP);

Oficina de "Mínimo Produto Viável" (MVP), com a nossa assessora de TI e Design, Heloysa Helena;

E para finalizar o workshop “Os Dez Mandamentos do Pitch”, com o nosso empreendedor Anderson Sales, da startup Nerdify.

A competição envolveu os grupos numa batalha emocionante de Pitchs, em que os envolvidos puderam argumentar sobre os problemas detectados, as hipóteses desenvolvidas para solucioná-los, além da qualidade e oportunidades de negócio.

A ideia vitoriosa foi a 'PCDS Jobs' – proposta por Eduarda Fernandes, do Campus Parnamirim, Beatriz Pessoa, de João Câmara e Jefferson Fideli da Silva, do Natal-Central. Em segundo, ficou a 'Party Help', desenvolvida por Éricles Freitas, do Campus Natal-Central, Gustavo Queiroz, de Parnamirim, Pedro Diniz, do Cidade Alta, e Roseane da Silva, de Parnamirim. A proposta 'Ecomassa' ficou em terceiro lugar, criada por 2 estudantes do Campus São Gonçalo do Amarante: Jackson Marciano e João Paulo Oliveira. Todos eles ganharam notebooks de excelentes configurações.

extensao