Você está aqui: Página Inicial / Campi / Natal - Central / Notícias / IFRN recebe recursos para ações de enfrentamento à Covid-19
Pandemia

IFRN recebe recursos para ações de enfrentamento à Covid-19

18/05/2020 - Setec destinou recursos para trabalhos propostos no início de abril

O IFRN recebeu um reforço para as ações de enfrentamento à pandemia causada pelo coronavírus. A partir de propostas de projetos enviadas por sete campi da Instituição, a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) destinou o valor de R$ 366.600,98 para subsidiar os trabalhos. O documento de liberação, Termo de Execução Descentralizada nº 9281, foi assinado pelo então reitor do Instituto, professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, em 17 de abril, e por Ariosto Antunes Culau, secretário da Setec, no dia 30/04/2020. Os recursos foram recebidos pelos campi no dia 12 de maio.

O objetivo da descentralização da Setec é a execução de projetos que visam o combate ao vírus SARS-COV-2, através de produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de saneantes. Os beneficiários desses produtos serão profissionais de saúde que atendem em hospitais e unidades de saúde pública e a população vulnerável de municípios do Rio Grande do Norte. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica destaca a capacidade instalada do IFRN: “laboratórios, pessoal especializado e tecnologia que têm colaborado com as medidas de prevenção da disseminação desse vírus no estado do RN, através da produção de EPIs e saneantes que visam minimizar os impactos dessa contaminação epidêmica”.

Campi

Ao todo serão produzidos 15 mil barras de sabão, 500 litros de sabonete líquido, 16 mil litros de detergente, 5 mil litros de desinfetante, 10 mil litros de água sanitária, mil litros de álcool em gel, 1.250 litros de álcool 70º, 20 mil máscaras descartáveis, 9.150 máscaras de proteção facial e mil capotes descartáveis. Os campi envolvidos com esse trabalho são Apodi, Caicó, Ipanguaçu, Mossoró, Pau dos Ferros, Santa Cruz e São Gonçalo do Amarante. Veja os quadros abaixo:

Campus Apodi

Projeto Produção de kit de limpeza para o combate à Covid-19
Objetivo Produzir mil litros de detergente, 500l de sabonete líquido, cinco mil litros de água sanitária, 250 litros de álcool 70º e 500 cartilhas impressas, organizando em um total de 500 kits
Custos Custeio: R$ 37.701,00; Capital R$ 22.299,00
Investimento geral R$ 60.000,00
Beneficiários Famílias mais carentes do município de Apodi.

Campus  Caicó

Projeto 1 Confecção de capotes hospitalares
Objetivo Confecção de mil capotes hospitalares descartáveis como ação de combate à Covid-19
Custos Custeio: R$ 17.626,61
Projeto 2 Confecção de protetores faciais
Objetivo Confecção de 150 protetores faciais (face shield) como ação de combate à Covid-19
Custos Custeio: R$ 1.291,35
Projeto 3 Fabricação de saneantes para o combate à Covid-19
Objetivo Fabricar 10 mil barras de sabão e 10 mil litros de sabão líquido para distribuir para as comunidades carentes de Caicó
Custos Custeio: R$ 38.150,00; Capital: R$ 12.300,00
Investimento geral R$ 69.367,96
Beneficiários Projeto 1  funcionários efetivos, temporários e terceirizados do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes;
Projeto 2  funcionários efetivos, temporários e terceirizados do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes e a equipe da UFRN que está trabalhando com os testes rápidos na unidade;
Projeto 3  Comunidades carentes atendidas em parceria com a Secretaria de Assistência Social de Caicó.
Observações Projeto 1 contou com a participação voluntária de estudantes e egressos

Campus Ipanguaçu

Objetivo Produção de dois mil protetores faciais
Custos Custeio: R$ 12.000,00; Capital R$ 12.000,00
Investimento geral  R$ 24.000,00
Beneficiários Hospitais, postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) dos municípios pertencentes a região do Vale do Açu

Campus Mossoró

Projeto  Fabricação de saneantes para o combate à Covid-19
Objetivo Produzir cinco mil barras de sabão, cinco mil litros de água sanitária e mil litros de álcool em gel
Custos Custeio: R$ 39.398,00; Capital R$ 11.780,00
Investimento geral R$ 51.178,00
Beneficiários Famílias mais carentes do município de Mossoró
Campus Pau dos Ferros
Projeto 1 Fabricação de saneantes para o combate à Covid-19
Objetivo Produção de cinco mil litros de desinfetante e cinco mil litros de detergente neutro
Custos Desinfetante - Custeio: R$ 13.200,00
Detergente  - Custeio: R$ 34.631,00; Capital: R$ 25.149,02
Projeto 2 Confecção de máscaras descartáveis e protetores faciais
Objetivo Produção de 20 mil máscaras descartáveis e dois mil protetores faciais
Custos Máscaras - Custeio: R$ 4.600,00
Protetores faciais - Custeio: R$ 14.920,00; Capital R$ 8.500,00
Investimento geral  R$ 101.000,02
Beneficiários Pessoas de comunidades como Riacho do Meio, Manoel Deodato e Beira Rio e instituições de saúde e segurança pública do município, como o Hospital Regional Cleodon Carlos, o Centro de Detenção Provisória e a unidade do Corpo de Bombeiros da cidade, além da utilização pela própria comunidade acadêmica do Instituto
Campus Santa Cruz
Projeto Confecção de protetores faciais
Objetivo Produção de três mil protetores faciais
Custos Custeio: R$ 17.045,00; Capital R$ 17.000,00
Investimento geral  R$ 34.045,00
Beneficiários Unidades de saúde da Região do Trairi Potiguar
Campus São Gonçalo do Amarante
Objetivo Produção de dois mil protetores faciais
Custos Custeio: R$ 11.510,00; Capital R$ 15.500,00
Investimento geral  R$ 27.010,00
Beneficiários Instituições de Saúde do Rio Grande do Norte: Unidades Básicas de Saúde, Unidades Mistas e Hospitais Gerais.

Tags: , ,