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     O Projeto Político-Pedagógico do IFRN (PPP) vem se consolidando, desde 1994, com a elaboração da Proposta Curricular da ETFRN. Em 1999, ocorreu uma reestruturação curricular, decorrente da regulamentação instituída pelo Decreto 2.208/97 e do Programa de Expansão da Educação Profissional - PROEP. Em 2004, em virtude das mudanças curriculares pós-cefetização e das políticas educacionais de cunho neoliberal implantadas em nosso país, realizou-se um profícuo trabalho de redimensionamento da ação educacional, sistematizado como “Projeto Político-Pedagógico do CEFET-RN: um documento em construção”.

     Mais recentemente, em 2009, em consequência da transformação em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), dos novos desafios administrativos e pedagógicos e da necessidade de reelaboração de diversos documentos regulatórios da instituição, demandou-se a revisão e a reconstrução de referenciais para as ações institucionais.

    Compreendido como o planejamento global de todas as ações da Instituição, o PPP do IFRN sistematiza concepções, princípios e diretrizes norteadores das práticas e das políticas educativas em âmbito local e constitui-se em um processo e em um documento de caráter identitário. Nesse sentido, delineia a cultura de uma Instituição educativa, traçando direcionamentos pedagógicos, administrativos e financeiros. É um instrumento de gestão democrática possibilitador da reflexão crítica e contínua a respeito das práticas, dos métodos, dos valores, da identidade institucional e da cultura organizacional. Situado em uma perspectiva emancipatória, o PPP do IFRN objetiva, sobretudo, promover mudanças nas concepções e nas práticas cotidianas, definindo diretrizes referenciadoras da caminhada educativa em uma Instituição multicampus e pluricurricular.

    Este PPP foi construído de modo participativo, permitindo resgatar o sentido humano, científico e libertador do planejamento educacional. Consolida a cultura institucional de reger-se, ao longo de quase 20 anos, por projetos político-pedagógicos concebidos coletivamente. Opõe-se, assim, à lógica do planejamento burocrático ou meramente estratégico, bastante difundido nas esferas mais conservadoras da educação e nas reformas neoliberais dos anos 1990. Com esse propósito e com o intuito de sistematizar as orientações para as ações político-pedagógica institucionais, propôs-se a reconstrução do PPP, de modo colaborativo, envolvendo a participação de servidores docentes e técnicos administrativos e de alunos em diversos espaços de trabalhos coletivos, como reuniões pedagógicas e de grupos, seminários, tecnologias interativas, reuniões ampliadas e em fóruns de discussões. O processo foi realizado em todos os campi e na reitoria durante os anos 2009 a 2012.

     À medida que o Projeto foi sendo consolidado, as contribuições decorrentes das discussões nos grupos de trabalho dos campi foram sistematizadas sob a forma de documentos e compilado em sete volumes, a saber: Volume 1 – Documento-Base;  Volume 2 – O Processo de Construção do Projeto Político-Pedagógico do IFRN; Volume 3  – Organização Didática do IFRN; Volume 4 – Diretrizes Orientadoras das Ofertas Educacionais; Volume 5 – Propostas de Trabalho para as Disciplinas do Ensino Médio; Volume 6 – Projetos Pedagógicos de Cursos; e Volume 7 – Cadernos Temáticos.

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