Jovem Aprendiz

IFRN terá projeto piloto "#NoTrabalho"

Objetivo é aumentar o diálogo com contratantes de estagiários, aprendizes e egressos

Publicada em 17/12/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Campus Natal-Central do IFRN recebeu, no início do mês de dezembro, recursos no valor total de R$ 115.000,00 da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) para o desenvolvimento do projeto "#NoTrabalho". O objetivo da iniciativa é intensificar a interlocução do campus com potenciais contratantes de estagiários, aprendizes e egressos.

O projeto é coordenado pela Assessoria de Estágio e Jovem Aprendiz do Campus Natal-Central do IFRN. Serão realizadas 2.100 visitas, em busca de mais oportunidades no mundo do trabalho. A proposta, que será colocada em prática em janeiro de 2022, busca aumentar a inserção no mundo do trabalho de, no mínimo, 40% dos alunos de cursos técnicos, tecnólogos ou engenharias.

A articulação junto à Setec ocorreu através do professor e assessor da Diretoria de Extensão (Direx), prof. Thiago Loureiro que, desde 2019, dialoga com representantes do Ministério da Economia, do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e da Setec sobre a importância do "Programa Jovem Aprendiz" para a Rede Federal de Ensino.

Fruto desses diálogos, no final de novembro, ocorreu uma reunião com membros da Setec e a proposta de um projeto piloto no IFRN foi aprovada. De acordo com o professor Thiago Loureiro, "O IFRN, nos últimos anos, por uma série de fatores, tem se mostrado muito passivo na busca de oportunidades. O projeto "#NoTrabalho" vem para mudar essa realidade. Experimentar o mundo do trabalho é fundamental para formação humana integral, permanência e êxito dos alunos", enfatizou o docente.

extensao