Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

I Congresso de Economia Solidária do IFRN acontece nesta semana

O evento é promovido pelo Projeto GerAção Solidária - Mulheres e Jovens na Economia.

Publicada em 05/12/2018 Atualizada há 12 meses

Acontece, entre os dias 5 e 7 de dezembro, no Campus Natal-Central do IFRN, a primeira edição do Congresso de Economia Solidária (Congressol), promovido pelo Projeto GerAção Solidária - Mulheres e Jovens na Economia. O evento é parte da terceira etapa do projeto, e é voltado para os beneficiários diretos do projeto, professores, alunos e servidores do IFRN, além de contemplar também o público externo. O congresso é gratuito e aberto ao público. Os interessados podem se inscrever clicando AQUI.  

O objetivo do Congressol é fortalecer uma rede de estudos e debates sobre a Economia Solidária e outros temas associados como feminismo, juventudes e agroecologia, promovendo a troca de conhecimentos e o fortalecimento dos núcleos de pesquisa dentro e fora do IFRN. Além do eixo central da Economia Solidária, outros temas terão destaque na I edição do congresso, como transformação social, resistência política, mulheres, autonomia e feminismo, juventudes, agroecologia, articulação em rede dos empreendimentos e grupos de Ecosol, além de uma homenagem a Paul Singer e suas contribuições para a Economia Solidária no Brasil e no mundo.

Programação

Durante os três dias de atividades, o evento contará com apresentações de comunicações orais e pôsteres, realização de minicursos, mostra de vídeos curta metragens e uma feira de troca e comercialização solidária. Representantes dos 80 grupos assistidos pelo GerAção Solidária no RN, membros das equipes dos três núcleos do projeto e parceiros das entidades e organizações que trabalham com a Economia Solidária no estado participação do evento. A estimativa é que mais de 300 pessoas participem do Congresso.

Congressol

O projeto é uma iniciativa que promove ações de fomento, capacitação e fortalecimento de 60 empreendimentos de economia solidária constituído por mulheres e juventudes do RN, beneficiando diretamente 300 pessoas em 28 municípios do RN. A ação é uma parceria do Ministério do Trabalho, IFRN e da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), com o apoio de entidades e organizações da sociedade civil. Atualmente, o GerAção Solidária está dividido em três núcleos, os dois primeiros em atividade desde 2016, nos Campi Natal - Central e Mossoró e, o último, desde 2017, no Campus Natal - Zona Norte.

Acesse

Inscrições

Programação

Palavras-chave:
extensao

Notícias relacionadas