Festival Conexões IFRN: etapa final consagra Laiz Mara como campeã do evento

Com a música "Em Nome da Fé", a estudante venceu a 1ª edição do projeto

Publicada em 26/01/2023 Atualizada há 1 ano

Os 1º, 2º e 3º lugares ganharam a gravação de suas músicas no estúdio da Escola de Música da UFRN. Foto: José Félix

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou, na última quarta-feira (25), a etapa final do Festival Conexões, evento musical em que estudantes de todos os campi apresentaram composições autorais. A etapa final aconteceu no auditório no auditório Pedro Silveira e Sá Leitão do Campus Natal-Central, e contou com a participação de oito artistas/estudantes, apresentando os mais variados estilos musicais.

A final do Festival foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do IFRN no YouTube. A etapa contou com votação popular, a fim de engajar a comunidade do Instituto. Após todas as apresentações, o público votou em sua música preferida, através de um link disponibilizado durante a transmissão ao vivo. Houve, ainda, a votação de três jurados técnicos: John Fidja Ferreira Gomes, professor de música do IFPB; Thaise Cristina Marcelino Matias, professora de música do IFCE; e Fernando Luiz (cantor e compositor potiguar).

A divulgação da música vencedora foi realizada pelo reitor e professor do IFRN, José Arnóbio de Araújo Filho, que participou do evento de forma on-line por estar cumprindo agenda institucional em Brasília (DF). "A etapa final do Festival é a consagração de uma ação extremamente exitosa pelos professores de Música do IFRN, e que mostra à nossa comunidade a importância do investimento em cultura, principalmente em uma Instituição como a nossa, que é tecnológica, mas que dialoga com outras linguagens. É fundamental que a gente possa mostrar a importância da cultura para o desenvolvimento pessoal e social dos nossos alunos e alunas. O Festival fez com que os nossos estudantes pudessem mostrar toda a sua sensibilidade e capacidade criativa", ressaltou o reitor.

Premiação

A vencedora da noite foi Laiz Mara, com a música "Em Nome da Fé". A estudante falou sobre a sua participação: "O Festival Conexões é algo muito importante para nós compositores, é um um resgate da música autoral. É um resgate dessa cultura que estava meio perdida. Confesso que me reencontrei musicalmente, eu estava até um tempo sem compor, mas o Festival revitalizou isso", disse a campeã.

Em segundo lugar ficou Lizandra Messias, do Campus Mossoró, e em terceiro lugar Ícaro de Medeiros, do Campus Jucurutu. A final contou também com as apresentações de Paulo Café, do Campus Natal-Cidade Alta; Kaeme Monteiro, do Campus Macau; Sabrina Melo, do Campus Natal-Zona Norte; Clidenor Batista, do Campus Parnamirim; e Diógenes Alejandro, do Campus Santa Cruz.

Os oito finalistas receberam como premiação um violão acústico, com cordas de nylon. Os 1º, 2º e 3º lugares ganharam a gravação de suas músicas no estúdio da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através de parceria com a Universidade. Além disso, a estudante vencedora recebeu um piano digital. Os prêmios são uma promoção da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern).

"Sentimentos a partir das canções"

"Para todos os envolvidos no processo foi um momento de crescimento musical, seja com os candidatos, com os professores ou até mesmo muitos voluntários que estiveram ativos no projeto. A perspectiva é que o Festival esteja no calendário acadêmico da Instituição e que seja capaz de movimentar a cultura e as composições no Rio Grande do Norte. A existência deste Festival significa ouvir a voz dos alunos, protagonizar um espaço inclusivo onde todos podem expressar seus sentimentos a partir das canções", destacou o coordenador do evento, professor Valdier Ribeiro.

"Todas as apresentações podem ser consideradas vitoriosas, haja vista as letras, sons e performances dos participantes. A Funcern exerceu seu papel, contribuindo para o brilhantismo do evento com a entrega de prêmios aos artistas da música. Podemos dizer que nessa noite se viveu um momento mágico, mostrando que no IFRN sonhos se realizam e que nesse momento histórico, a esperança de dias melhores para a Educação volta a nos possibilitar o crescimento merecido para todos e todas que buscam na instituição fazer um mundo cada vez melhor. O nosso maior sonho é que se possa ver em todas as escolas do País o mesmo que se faz no interior dos campi do IFRN", declarou o superintendente da Funcern, professor Ednaldo de Paiva Pereira.

A banda que conduziu as músicas finalistas, durante a final do Festival, foi composta pelos servidores: Alanderson Maxson, do Campus Macau (clarinete e sax); Andrey Azevedo, do Campus Currais Novos (arranjos/piano/percussão); Ana Cláudia, do Campus Canguaretama (percussão); Elizangela Garcia, da Reitoria (bateria); Glauber Costa, do Campus Natal-Central (baixo e piano); João Gomes, do Campus Caicó - em exercício no Campus Jucurutu (guitarra e violão); e Valdier Ribeiro, do Campus Natal - Central (piano e sampler).

playlist com as músicas selecionadas para a etapa final pode ser encontrada no canal oficial do IFRN no Youtube.

Acesse:

Playlist com as músicas finalistas do Festival Conexões

Transmissão da etapa final do evento

extensao